6º Encontro dos Suinocultores da Cotrifred faz sucesso entre produtores
A sexta edição do Encontro dos Integrados da Suinocultura da Cotrifred, que aconteceu no dia 20 de janeiro, na sede da Associação dos Funcionários da Cooperativa (Afucoper), valorizou os produtores de suínos de oito municípios do norte gaúcho. O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas e teve o objetivo de repassar informações pertinentes ao cotidiano da atividade e reconhecer quem mais se destacou em 2011, além da tradicional confraternização.
O secretário da Cotrifred, Dari Albarello, responsável pela coordenação do setor, ressaltou os pontos favoráveis da criação de suínos, mas apontou também as dificuldades enfrentadas. Albarello apresentou dados positivos como o abate que cresceu 14%, e o faturamento que aumentou 7%, em contrapartida, o custo da produção subiu 15% e o preço de venda caiu 3,5% se comparados a 2010, dados que preocupam os envolvidos na cadeia de produção. “O ano não foi dos melhores, mas temos a expectativa de que dias melhores virão”, manifestou.
Já o técnico responsável pela suinocultura, Edelar Milani, apresentou o histórico da área de fomento e os principais resultados obtidos, enfocando as metas para o ano que está iniciando e aproveitou cada etapa de sua apresentação para entregar os certificados de reconhecimento aos suinocultores que se destacaram em todas as fases da produção. Conforme Milani, nos últimos anos alguns produtores não obtiveram sucesso, mas muitos alcançaram bons resultados. “As oportunidades foram iguais para todos, quem soube aproveitar conseguiu se manter na atividade. O segredo está no planejamento, no gerenciamento e no cumprimento dos padrões operacionais sugeridos”, disse.
Encerrando as manifestações da noite, o presidente Elio Pacheco enfatizou que mesmo com as adversidades a cooperativa realizou a tradicional confraternização. Pacheco lembrou que a suinocultura envolve muitos riscos, incertezas e suposições, dependendo, portanto, de circunstâncias que poderão ocorrer ou não. Mesmo com todas as adversidades inerentes da atividade, o dirigente enfatizou a sua importância para agregação de valor a outros setores. “Mais de 70% dos grãos comercializados pela Cotrifred são consumidos pela suinocultura, Por estes e outros motivos é que não podemos pensar na região sem a criação de suínos, mas precisamos que os suinocultores sejam fiéis a cooperativa em todas as suas movimentações para que possamos manter a atividade”, destacou o presidente, esperando que em 2012 a realidade seja diferente para o setor.
Ainda durante o encontro, foram distribuídos brindes entre os presentes e servido um jantar a base de carne suína.