Histórico
Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen
Conheça a Nossa História
2019
Em 12 de dezembro a cooperativa reestruturou seu planejamento estratégico, direcionando novas frentes de crescimento a um novo negócio: o Laticínios Cotrifred. O qual obteve cerca de R$ 17 milhões em investimento, gerando grande impacto na economia regional e absorvendo, diariamente, cerca de 50 mil litros de leite em sua capacidade inicial. A nova indústria de lácteos beneficia mais de 500 pecuaristas e emprega diretamente cerca de 60 pessoas. Produzindo, inicialmente, quatro tipos de queijo: o mussarela, o prato, colonial e a ricota.
2018
Melhorias no silo de Iraí.
2012
A direção incrementou o setor da assistência técnica saltando de apenas um profissional que atuava em um turno, para 16 profissionais atuando em turno integral para a Cotrifred.
Das cooperativas mais sólidas do Estado, entre 50 pesquisadas pela Fecoagro RS, a Cotrifred ficou no sexto lugar em termos de liquidez.
Entre 2010 e 2012, a direção criou mais de 50 novos postos de trabalho, contribuindo para que em 2012 as agropecuárias tivesses um incremento de mais de 35% no faturamento e os supermercados mais de 14%.
2010
O presidente Elio Luiz Duarte Pacheco, o vice-presidente Joncimar Reolon e o Secretário Dari Luis Albarello assumiram a cooperativa. Neste ano, a Cotrifred contava com 3.500 associados. Além disso, neste ano a cooperativa formou uma importante parceria com a Aurora e instalou a agropecuária de Frederico Westphalen em um novo local, ampliando o número de produtos oferecidos e consequentemente melhorando a qualidade do atendimento.
1998
Foram eleitos como Vice-Presidente Rubens José Fischer e Secretário Sérgio Vanelli, permanecendo com Presidente Léo Otonelli.
1993
Neste ano, a Cotrifred contribuiu na abertura do Primeiro Posto de atendimento da Sicredi em Frederico Westphelen. Foram ampliadas oito unidades da cooperativa, aumentando os espaços das lojas dos supermercados, investindo grandes recursos na suinocultura, principalmente na produção de leitões.
1985
Foram vendidas 67 mil sacas de Soja para a Central Sul.
1981
A Associação dos Funcionários da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen – Afucoper, alcançou uma importante conquista, a construção da sede social.
1984/1975
Foi Eleito o Presidente Inácio Elio Zanella. A gestão de Zanella ficou marcada pela integração da Cotrifred no grupo das 17 Cooperativas Gaúchas, as quais formaram a Central Gaúcha de Leite – CCGL. Houve também melhorias nos supermercados de Iraí e Frederico Westphalen, ampliação nos silos de Palmitinho e Planalto, além da aquisição do armazém da Fiorenzano Germani Ltda em Seberi.
1978
Neste ano, através de uma parceria com o Colégio Agrícola/ UFSM, foi possível a implementação de uma bacia leiteira na região. Nas décadas seguintes, houve uma expansão territorial que consolidou uma estrutura distribuída em oito municípios. Permanecendo em Iraí e agregando unidades em Caiçara, Palmitinho, Pinheirinho do Vale e Vicente Dutra.
1962
Neste ano os associados reelegeram a diretoria liderada pelo Presidente Verginio Cerutti e Vitalino Cerutti como secretário e gerente. Na mesma época foi aberta a Casa Comercial, instalada na esquina da Rua Tenente Portela com a Rua do Comércio.
1960
O silo da Cotrifred, construído em 1957, foi utilizado para a primeira exposição agropecuária da região promovida pela cooperativa, ainda na década de 60. O evento se tornou o embrião da Expofred, que atualmente reúne milhares de pessoas e movimenta a economia da região.
1959
Fundada a Cooperativa dos funcionários Públicos e Bancários de Frederico Westphalen, sendo eleito o Presidente Velocino Camargo e Secretário Geral Wilson Jeohvah L. Farias.
1932
A cooperativa colocou em funcionamento o Moinho Colonial, na esquina da Rua Luiz Milani com a Campos Elíseos, hoje é o Moinho Krzyzaniak que foi modernizado a partir de 1944 com as mudanças do controle da capital.
1932
A dificuldade de comercializar a produção primária permitiu que algumas lideranças ligadas ao setor agrícola como, Angelo Michelon, Antônio Milani e Luiza Modesti abrissem as portas do sistema cooperado ao criarem a Cooperativa Vitivinícola Vitória Ltda em 1932, com sede na Rua Maurício Cardoso, esquina com a Campos Elíseos.