A profissão de Médico Veterinário se destaca no mercado internacional e comemora 250 anos em nível mundial este ano
O número de profissionais cresceu 77% em dez anos
De acordo com dados do Secex, divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e organizados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), os frigoríficos brasileiros exportaram, em 2010, 4.795 bilhões de dólares – um crescimento de mais de 50% em relação a 2005 (3.060 bilhões de dólares) E, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o número de Médicos Veterinários inscritos no quadro da instituição cresceu 77% em dez anos – passando de 64.067 para 113.011, de 2001 a 2011.
Esses dados confirmam que o trabalho do Médico Veterinário contribui diretamente para crescimento do agronegócio no País. Ele atua na produção e inspeção de alimentos de origem animal, no ensino e no agronegócio e contribui para evitar que doenças sejam transmitidas dos animais para os homens. Ele também controla a qualidade dos produtos e alimentos de origem animal no mercado nacional e para a exportação e, sobretudo, cuida da saúde de todas as espécies animais.
A cada ano surgem mais jovens interessados pela área. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação, em 2009 foram registrados 48.731 alunos em faculdades e centros universitários de Medicina Veterinária. Atualmente, segundo o CFMV, 160 instituições de ensinos estão inscritas em seu cadastro.
Para o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda na Medicina somente as escolas mais bem estruturadas vão sobreviver. “Os clientes do mercado Pet estão cada vez mais exigentes. Na produção animal, o Brasil vai necessitar do suporte de diagnóstico crescente para a saúde animal devido às exigências do mercado internacional. E na saúde humana, os Médicos Veterinários poderão aumentar a sua contribuição para saúde da população por meio do Nasf - Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Ministério da Saúde”, relata o presidente. Nos Núcleos, os profissionais irão desempenhar atividades e ações de educação em saúde entre as pessoas; a notícia sobre a inclusão dos profissionais no Nasf foi divulgada pelo ministério em julho deste ano. O Conselho aguarda, agora, a publicação da portaria.
Em comemoração a todas as conquistas, a classe, por intermédio de diferentes organizações em diversos países do mundo, celebra, em 2011, o ano da Medicina Veterinária e comemora os 250 anos dessa ciência – a celebração foi intitulada VET 2011. “Por meio de vários eventos mobilizando todos os profissionais ao redor do mundo, tendo como eixo de discussões a tríade “Veterinário para a saúde, Veterinário para o alimento, Veterinário para o planeta”, pretende-se mostrar para o grande público que os Médicos Veterinários são agentes atuantes não apenas para a saúde e o bem-estar dos animais, mas também, são imprescindíveis na saúde pública por sua responsabilidade na promoção da segurança alimentar, controle de zoonoses, pesquisas biomédicas e proteção ao meio-ambiente e a biodiversidade”, ressalta o Arruda. “E dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Médico Veterinário”, complementa .