A semeadura está indo bem e a atenção, agora, é com o clima.Nesta safra, área plantada com trigo no estado deve ser 5% maior.

O agricultor Jorge Stefanello ampliou a área com trigo em 30% nesta safra, está apostando na cultura e espera que os preços se mantenham nos patamares atuais. Hoje, a saca está valendo cerca de R$ 26 na região, valor quase 15% maior do que o obtido no mesmo período do ano passado. “Investi um pouquinho mais, uma média de 20%, e isso corresponde em preço de semente e de adubo”.

De acordo com a Emater, o trigo tende a se desenvolver bem nas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul. A atenção agora é com o clima, fundamental para garantir uma boa produtividade para as lavouras. “É super importante que no início faça frio e durante o desenvolvimento, se o clima for mais seco, também há diminuição na incidência de doenças. É preciso fazer a escolha de variedades adequadas para se ter rendimento ao redor de 40 sacas por hectare, que é a produtividade alcançada na última safra”, explica Vilson Schleinstein, agrônomo da Emater.

Fonte: Globo Rural