ACI divulga mensagem sobre Dia Internacional do Cooperativismo 2011

O tema escolhido para o Dia Internacional do Cooperativismo 2011 destaca a forma como o modelo cooperativo pode fortalecer os jovens. Paralelamente e de forma correlacionada, ocorre a celebração do Ano Internacional da Juventude das Nações Unidas, que incentiva o diálogo e a compreensão entre gerações, promove ideais de paz, solidariedade, respeito aos direitos humanos e liberdades. A comemoração se encerra em agosto de 2011, pouco antes do lançamento do ano 2012, o Ano Internacional das Cooperativas, também pela ONU.

As comemorações pelo Dia Internacional do Cooperativismo, por sua vez, remetem à necessidade de promover a participação da juventude no movimento cooperativista. Muitos não conhecem o modelo pela falta de uma disciplina nas escolas que verse sobre suas características e benefícios. Geralmente, não fazem parte dos currículos escolares. Esse desconhecimento é claramente percebido quando não há pelos jovens a identificação de que diversos produtos e serviços por eles utilizados são fornecidos por cooperativas.

As cooperativas oferecem aos jovens oportunidades de pôr em prática suas necessidades estratégicas, figurando como um modelo empresarial para criar seu próprio negócio. Trata-se de uma filosofia atenta às novas gerações, baseada no trabalho democrático, responsável e ético. Em um momento em que as mídias sociais conectam os jovens de uma maneira nunca antes vista, as cooperativas se deparam com uma oportunidade sem precedentes, por incorporarem formatos colaborativos extremamente atraentes para esse público.

O cooperativismo traz à juventude a chance de ganhar experiência profissional, de crescimento intelectual, inclusive de dedicação aos estudos, além de encorajar sua participação em processos decisórios, incentivando o empreendedorismo a partir da formação de suas próprias organizações cooperativas.

Vale ressaltar, nesse contexto, o envolvimento da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) com essa faixa etária, de outras formas. Em 2003, o primeiro jovem foi convidado a participar plenamente de suas discussões como representante no Conselho da ACI, e, em 2008, a instituição formalizou em Assembléia Geral a eleição de um representante como membro oficial do colegiado.

Além disso, a ACI tem um papel ativo na Rede de Jovens, que visa:

Ajudar jovens cooperativistas de diferentes países a se conectarem e compartilharem experiências e idéias;

Fornecer um ambiente no qual os mesmos possam conhecer o movimento cooperativista de forma mais ampla;

Envolver novos jovens a partir de atividades educativas e de apoio;

Capacitar a juventude cooperativista para integrar o movimento e, assim, tratar de necessidades específicas dessa faixa etária, garantido sua participação em grandes debates.

Está entre as prioridades do Ano Internacional das Cooperativas para a ACI, envolver o maior número de jovens no movimento cooperativo. Neste sentido, a Aliança trabalha na organização de uma série de atividades, entre estas um concurso artístico aberto a juventude e adultos em todo o mundo, o Coop’Art, com o propósito de promover os valores e os princípios da cooperação.

Os participantes poderão apresentar seus projetos em uma página específica, de novembro de 2011 a maio 2012, e a cerimônia de premiação será realizada em Manchester, na Inglaterra, em novembro do próximo ano. Qualquer pessoa entre 16 e 35 anos de idade pode participar.

Na competição, há três diferentes categorias: música, vídeo e fotografia. O objetivo é promover os princípios do cooperativismo de uma forma atraente para as novas gerações, de modo a sensibilizá-las sobre o movimento cooperativista mundial.

Neste Dia Internacional do Cooperativismo, a ACI apela aos seus cooperadores, mundialmente, para participarem ativamente desse processo de inclusão do público jovem, investindo nas lideranças do futuro.

Fonte: OCB