Aprovada pela China, nova semente transgênica de soja será plantada na próxima safra
Após o Ministério da Agricultura ter anunciado na semana passada a aprovação do governo chinês de três novas variedades de soja transgênica, a Monsanto recebeu nesta segunda-feira documento oficial confirmando a liberação. Com a aprovação, a multinacional começa agora a preparação comercial para o lançamento em larga escala da variedade para a próxima safra, 2013/2014.
Segunda geração da soja transgênica da Monsanto, a Intacta RR2 agrega vantagens em relação a RR1. Conforme a empresa, além da tolerância ao glifosato, teria produtividade superior e seria imune às principais lagartas _ uma das maiores inimigas da cultura.
Após seis anos de desenvolvimento, a nova cultivar foi testada em mil pequenas áreas experimentais no país. Os resultados finais, segundo a Monsanto, demonstraram uma aumento médio de produtividade de mais de 6 sacas por hectare em comparação com às variedades mais plantadas.
Agora, resta saber, o quanto a mais essa semente irá custar ao produtor. O valor de R$ 115 por hectare que a empresa pretende cobrar pela tecnologia _ cerca de seis vezes superior ao do royalty da tecnologia atual (R$ 22 por hectare) _ ainda divide opiniões. O investimento só se justificará com rentabilidade comprovada, na prática.