Artigo técnico, por Joni Duarte
Está chegando a hora de mais uma safra de soja, uma das principais culturas de nossa região. Porém, é preciso planejar, é preciso que o produtor entenda que o bom manejo da lavoura é importantíssimo, que quando se começa bem termina-se bem.
O manejo da cultura começa bem antes da semeadura, escolha da variedade conforme sua adaptação e tratamento de sementes são indispensáveis. Outro ponto crucial a ser observado é a dessecação, devemos trabalhar com dessecação antecipada, acompanhada com uma variação de mecanismos de ação, sequenciais nas aplicações e produto com maior efeito residual.
Essas são estratégias totalmente eficientes, principalmente, para o controle de um dos principais problemas de nossa região, a chamada Conyza bonariensis, mais conhecida com Buva.
A associação de diferentes princípios ativos de herbicidas é um manejo de alto resultado para o agricultor, pois atinge a erva-daninha em diferentes fases, aumentando o índice de controle, principalmente, em plantas já resistentes a algumas formulações de herbicidas.
Adote as boas práticas agronômicas e tenha uma lavoura mais protegida e produtiva.