Centro-Oeste também tem aumento de umidade de instabilidades no começa da semana

Acompanhe a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil, nos próximos dias.

 

SUDESTE

 

Na segunda, dia 16, um sistema de baixa pressão, que se forma no oceano na altura da região Sul, ajuda na formação de instabilidades que provocam chuva já pela manhã no litoral sul paulista. No decorrer do dia, a chuva se espalha para o restante do estado paulista, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No fim do dia, a chuva ganha intensidade no leste de São Paulo, incluindo a região metropolitana. Essa chuva virá acompanhada de descargas elétricas, ventania, risco de alagamentos, deslizamentos de terra e com queda de granizo no sul do estado de São Paulo.

 

Na terça, dia 17, chove em praticamente todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, oeste e sul de Minas além do Triângulo Mineiro. 

 

Na quarta, dia 18, a chuva perde intensidade, mas continua concentrada entre o estado de São Paulo, sul e Triângulo Mineiro e Rio de Janeiro. Entre o Espírito Santo e norte de Minas, o tempo continua muito seco e quente. O restante da semana será ainda de tempo instável no Sudeste, a não ser entre o norte de Minas e o Espírito Santo, onde o tempo deve se manter seco e quente.

 

SUL

 

Na segunda, áreas de instabilidade mantêm as condições de chuva no Sul do país. A chuva na forma de pancadas deve atingir o centro e leste de Santa Catarina e quase todo o Paraná, a não ser no extremo oeste paranaense, onde a semana começa com tempo seco e quente. Mais uma vez deve chover de maneira mais intensa no leste do Paraná.

 

Na terça, a chuva diminui na maior parte da região e ocorre de forma bem mais fraca e isolada no leste do Paraná. Ainda faz calor no interior da região, mas entre o leste do Paraná e de Santa Catarina, a nebulosidade e os ventos, que passam a soprar do mar, deixam a temperatura mais amena.

 

Na quarta, chove de forma menos intensa e mais isolada no litoral norte de Santa Catarina e norte e leste do Paraná. A temperatura ainda sobe em grande parte da região, mas entre o leste de Santa Catarina e do Paraná continua mais amena por conta da grande quantidade de nuvens. A partir da quinta, dia 19, a chuva volta a se espalhar pelo Sul do país e ganha força no fim de semana nos três estados da região.

 

CENTRO-OESTE

 

Na segunda, a umidade se mantém sobre a região, e o tempo fica instável, com previsão de chuva já pela manhã na metade sul de Goiás e norte de Mato Grosso. Na parte da tarde, a chuva se mantém nestas áreas e também passam a ocorrer em praticamente todo o Centro-Oeste, mas de forma mais isolada em Mato Grosso do Sul.

 

Terça com chuva nos três estados do Centro-Oeste. A chuva ganha ainda mais força no centro e sul de Goiás, onde a temperatura deve se manter mais baixa. Em Mato Grosso, chove a qualquer hora do dia e de maneira mais pesada no período da tarde. Em Mato Grosso do Sul, a chuva ainda ocorre de maneira menos intensa e mais isolada, preferencialmente no período da tarde e o calor continua.

 

A quarta e o restante da semana ainda serão de chuva mais intensa entre Mato Grosso e Goiás e de forma menos expressiva e mais localizada no estado de Mato Grosso do Sul.

 

NORDESTE

 

Na segunda, as chuvas se mantém sobre o norte da região, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical. Há previsão de chuva já pela manhã em São Luiz, Fortaleza e Natal, e no decorrer do dia as instabilidades provocam chuva forte no restante do litoral norte, sendo nessas capitais esperados os maiores acumulados. Chove também no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, porém com menor intensidade e de forma isolada. Tempo seco na metade leste da Bahia, em Sergipe e Alagoas.

 

Na terça, continua a previsão de chuva forte para o litoral norte da região devido à Zona de Convergência Intertropical. Preferencialmente a partir da tarde, chove no restante do Maranhão, do Piauí e oeste da Bahia. Nas outras áreas nordestinas, o tempo fica firme e ensolarado.

 

Na quarta, tempo seco no sul e leste da Bahia, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e sul da Paraíba. Nas outras áreas tem previsão para pancadas de chuva, principalmente no litoral norte da região, onde os ventos úmidos do mar facilitam a formação de instabilidades.

 

NORTE

 

Na segunda, instabilidades se formam ao longo do dia trazendo chuva a qualquer momento, alternando com períodos de melhoria. As chuvas mais intensas e os acumulados mais elevados são esperados para o sul do Amazonas e litoral do Amapá. As temperaturas ficam elevadas e trazem sensação de abafamento, principalmente na parte da tarde.

 

Na terça, as instabilidades ganham força em quase toda a região Norte. Chove a qualquer momento do dia alternando com períodos de melhoria do tempo. Destaque para a chuva forte prevista para o final do dia no Amazonas e em Rondônia. Chove forte em todas as capitais, exceto Boa Vista, onde o tempo segue seco e sem chuva.

 

Na quarta, a exemplo dos dias anteriores, chove forte no Amazonas ao longo do dia. Preferencialmente a partir da tarde, com a umidade e o calor, pancadas de chuva atingem toda a região causando chuva forte em todas as capitais, inclusive em Boa Vista, onde o tempo estava bastante seco.

Fonte: http://www.canalrural.com.br/noticias/tempo/chuva-prevista-para-sudeste-sul-intensifica-55437