Chuva e nuvens devem predominar durante as próximas três semanas
Depois de uma semana ensolarada e de um domingo escaldante, os gaúchos podem se preparar para ganhar a companhia do guarda-chuva.
A meteorologia prevê períodos de alternância entre tempo nublado e chuva para os próximos 21 dias no Estado, principalmente na metade Norte.
Achegada de uma frente fria, prevista para esta segunda-feira, traz precipitação intensa, com chance de temporal, para o Rio Grande do Sul. O Norte, o Noroeste e as Missões devem ser os mais atingidos, com volume que pode chegar a 40 milímetros no Noroeste, o que equivale a cerca de 20% do esperado para o mês na região.
Segundo Graziela Gonçalves, da Somar Meteorologia, as autoridades devem ficar em alerta para a possibilidade de alagamentos e transbordo de rios. Na terça-feira, esse sistema começa a avançar para Santa Catarina, deixando o tempo instável na divisa com o Estado vizinho.
Durante a terça, haverá chuva fraca na metade Oeste. O tempo deve ficar nublado no Leste, no Litoral e na Região Metropolitana, com abertura de sol durante a tarde. A instabilidade deve ganhar força a partir de quarta e causar maiores volumes de precipitação no Litoral, na Serra, na Região Metropolitana, no Noroeste, nas Missões e no Norte. No resto da semana, ainda haverá instabilidade, atingindo mais a metade Norte e trazendo períodos alternados de chuva e nebulosidade na parte Sul.
O clima deve permanecer assim pelo menos até 10 de novembro, quando se iniciará um período mais seco, que também deverá ser seguido por alguns dias de chuva, mas não tão constante quanto nas últimas duas semanas de outubro. Graziela explica que a alternância entre tempo seco e chuvoso é comum para essa época do ano. A última precipitação significativa no Estado foi em 13 de outubro, quando choveu, em Porto Alegre, cerca de 15% do esperado para outubro na Capital.