Colheita da soja: maquinários em dia garantem menos perdas nas operações

Colheita da soja: maquinários em dia garantem menos perdas nas operações Equipe está focada em auxiliar produtores nesta temporada de colheita da safra 2024/2025

Autor/Fonte: (Foto: Gracieli Verde/Ascom Cotrifred)

Ao se aproximar da temporada de colheita de soja na região, é fundamental que os produtores adotem medidas que otimizem os resultados, em especial reduzindo o potencial de perdas de grãos na lavoura. Depois de todo um ciclo produtivo, essas perdas podem ser relevantes se algumas manutenções e regulagens são forem feitas nos maquinários.

A Cotrifred Agro, por meio da loja de Frederico Westphalen, conta com linha completa de peças para máquinas agrícolas e caminhões, de modo a facilitar o acesso a produtores de toda a região. Essas peças também podem ser solicitadas nas filiais, por meio das equipes, e também do Departamento Técnico.

São facas de picador, lâminas de corte, dedos do molinete, dedos duplos e triplos, dedos do caracol, correias agrícolas, rolamentos, óleos lubrificantes, graxas, filtros de óleo, combustível e ar, entre outras peças, que contribuem para o melhor funcionamento dos implementos para as operações.

 

O básico bem feito

Alguns pontos são essenciais para evitar as perdas na lavoura. Além de regular e limpar o maquinário para novas operações, é essencial controlar a velocidade das máquinas durante a colheita. Também é essencial adotar um manejo que garanta a colheita no “ponto certo” de maturação, que implica o monitoramento da umidade e também as condições climáticas. Lavouras com maturação uniforme, por exemplo, costumam somar resultados mais eficientes quando à perda de grãos nesta operação de fim de ciclo.

 

#DicaDaCotri – Em caso de dúvidas sobre perdas de grãos na colheita ou regulagem e limpeza de maquinário, sempre procure um profissional de confiança para ter orientações. O time técnico da Cotrifred Agro está disponível de associados e produtores.

Além disso, a Embrapa soja disponibiliza aos produtores orientações sobre perdas na colheita por meio do manual “Determinação de perdas na colheita de soja: copo medidor da Embrapa”, disponível neste link. Conforme o manual, a determinação das perdas pelo método do copo medidor desenvolvido pela Embrapa Soja possibilita um monitoramento rápido do processo de colheita, de modo a ajustá-las dentro do nível de tolerância por hectare.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrifred