Colheita de soja está quase finalizada em Mato Grosso e chega a 88% no Paraná
Segundo os especialistas, a comercialização em MT também aumentou, alcançando em março 75,8%
A colheita de soja em Mato Grosso está quase finalizada, chegando a 99,1% da área plantada. A informação é do Instituto de Economia Agropecuária do Estado (Imea). Na comparação com o mesmo período do mês anterior, a colheita avançou 25,7 pontos percentuais.
Segundo os especialistas, a comercialização também aumentou, sendo que em março esta alcançou 75,8%. Ainda segundo o Imea, o preço médio da saca de 60 quilos, fechou a semana em R$45,25, em Rondonópolis, o que na variação semanal corresponde a 0,5% menos. Essa redução nos preços ocorreu em função da maior oferta da oleaginosa.
Já no Paraná, a colheita da soja avançou 6,0 pontos percentuais na última semana. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), até o dia 8 de abril foram colhidos 88% das 15,41 milhões de toneladas estimadas para essa safra no Estado. As chuvas, que não deram trégua desde o início da colheita de soja no Paraná, cessaram nos últimos dias, fazendo com que os trabalhos avançassem no campo.
O mesmo departamento estima que 86% das lavouras a serem colhidas no Estado estão em boas condições, 13% em condições medianas e 1% em condições ruins. Até o momento, 93% da área que reta ser colhida está em fase de maturação, puxando a intensificação da colheita nos próximos dias.
A colheita em progresso colabora com a pressão de baixa no mercado de soja. A expectativa em curto prazo ainda é de queda nos preços do grão.