Comércio da soja é retomado com quedas de preços

Com os primeiros trabalhos de campo no norte de Mato Grosso e no oeste do Paraná, a colheita de soja se iniciou no Brasil, assim como os negócios no mercado físico e para exportação. Segundo o Cepea, os preços registram pequenas quedas, já que têm se ajustado, devido às diferenças entre os valores nominais do final de 2013 e os de negócios para 2014. As cotações também cederam no mercado externo, diante da expectativa de safra recorde na América do Sul.

Com o dólar valorizado, as exportações de soja em grão devem continuar em bom ritmo, reduzindo os excedentes internos. O Cepea captou negócios no porto de Paranaguá (PR) na última quinta, dia 9, depois de o indicador ter se mantido estável desde 12 de novembro de 2013, a R$ 77,25 a saca de 60 kg. O indicador Esalq/BM&FBovespa (produto transferido para armazéns do porto de Paranaguá) foi de R$ 73,34 a saca de 60 kg na quinta, dia 9, e na sexta, dia 10. Em sete dias, a queda foi de fortes 5,06%.

Aprosoja: colheita atinge 8% da área no oeste de MT

Produtores mato-grossenses colheram 1,9% da área semeada com soja em Mato Grosso até 10 de janeiro, um avanço de 0,9 ponto porcentual em relação ao ciclo 2012/13. O número foi informado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), que cita dados do Instituto mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

As primeiras plantações colhidas têm apresentado rendimento de 54 a 58 sacas por hectare, informou Otávio Celidonio, superintendente do Imea, à associação. A região oeste é onde a colheita está mais adiantada, atingindo 8% da área. De acordo com a Aprosoja, essas lavouras de soja já colhidas devem replantadas principalmente com algodão.

Fonte: CEPEA E ESTADÃO CONTEÚDO