Conab aponta aumento na área plantada de trigo no Estado
Acréscimo é de 4,7% em relação à safra anterior
A Companhia Nacional de Abastecimento revisou os números para a produção de trigo no Rio Grande do Sul. As boas condições do clima na reta final de plantio da cultura animaram os produtores. A área teve um acréscimo de 4,7%, chegando a 976,2 mil hectares para o plantio da cultura.
De uma perspectiva de queda de até 14% na colheita do cereal apontada no levantamento de julho, a variação em agosto é de uma redução de 3,3% na colheita, ficando em 2,6 milhões de toneladas contra os 2,7 milhões do período anterior.
— O tempo ajudou e o trigo está mostrando boa evolução, mas houve atraso no plantio — salienta o superintendente da Conab no Rio Grande do Sul, Glauto Melo.
Os números também confirmaram as perdas com a estiagem no Rio Grande do Sul. A colheita total foi de 21,1 milhões de toneladas, menos 26,7% em relação à 2010/2011. A soja terminou com uma colheita de 6,5 milhões de toneladas, queda de 43,8%. Já no milho, a redução foi de 40%, com colheita total de 3,4 milhões de toneladas. O arroz com 7,7 milhões de toneladas colhidas, teve uma quebra de 13,1%.
A partir do próximo levantamento, em setembro, a Conab vai trazer os primeiros dados sobre intenção de plantio para a safra de grãos de verão no Rio Grande do Sul.