Consultoria eleva estimativa de produção de soja para 74,8 milhões de toneladas na safra 2011/2012
Agroconsult aponta ainda uma possível nova elevação, caso as condições climáticas permaneçam favoráveis
A Agroconsult elevou a estimativa de produção de soja no Brasil na safra 2011/2012 para 74,8 milhões de toneladas, ante os 73,8 milhões de toneladas previstos anteriormente. De acordo com o sócio-diretor da consultoria, André Pessôa, a nova estimativa incorpora dados de campo de algumas regiões produtoras do país e não apenas estatísticas médias de produtividade das últimas safras. Ele acredita que, caso as condições climáticas permaneçam favoráveis, a produção da oleaginosa poderá ser ainda maior.
– Verificamos um desempenho favorável das lavouras até o momento. Estamos prevendo 74,8 milhões de toneladas, com viés de alta – diz.
A Agroconsult estima a área plantada de cerca de 25 milhões de hectares com soja em 2011/2012. Segundo Pessôa, a única ameaça à possibilidade de uma safra maior é o clima mais seco no país em regiões mais sujeitas à ocorrência do fenômeno La Niña. Até agora, contudo, as condições das lavouras estão melhores do que no ano passado.
– Não será surpresa se a safra ultrapassar os 75 milhões de toneladas – afirma.
Quanto ao milho, a Agroconsult estima produção de 65 milhões de toneladas, divididas entre 40 milhões de toneladas na safra de verão e 25 milhões de toneladas na safrinha (de inverno). Conforme Pessôa, apesar da queda dos preços internacionais da soja e do milho, a rentabilidade da próxima safra será a segunda melhor da história, só perdendo para o ciclo anterior (2010/2011). Isso deverá ocorrer porque os produtores venderam parte da safra antecipadamente a preços ainda historicamente altos.