Cotrifred e o Dia Internacional do Cooperativismo
O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado sempre no primeiro sábado de julho. Neste ano, o tema definido pela Aliança Cooperativa Internacional - ACI propõe uma reflexão sobre o papel do jovem no desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo, bem como a importância das cooperativas na geração de autonomia econômica para a população, por meio do trabalho decente, com reflexos positivos para toda a sociedade.
A cooperativa pensa nas pessoas, não no capital, tornando-se uma instituição socialmente mais justas. O fortalecimento do sistema cooperativista passa, entre outras coisas, pelo desenvolvimento de novas lideranças, pela geração de novas ideias e pelo surgimento de novas cooperativas conscientes da doutrina e filosofia, além da profissionalização da gestão.
A Cotrifred tem mais de 53 anos de existência, alicerçados em feitos que destacam a importância e solidez cada vez maior do sistema cooperativo, marcados por ações em prol do desenvolvimento regional, lembrando ao seu quadro social e comunidade, o quão importante é existir uma cooperativa.
Em uma comunidade em que atua alguma cooperativa, o Índice de Desenvolvimento Humano-IDH e o sucesso econômico da população possibilitam melhores condições de vida. A cooperação pressupõe que atuando em conjunto, os resultados serão melhores para todos, e não apenas para alguns. Se todos se dedicarem com o mesmo entusiasmo, seguirem os mesmos princípios, não querendo levar vantagens individuais, terão sucesso na cooperativa.
O presidente da Cotrifred, Elio Pacheco, lembra que o cooperativismo é fundamental para realização dos sonhos e para a garantia de um futuro melhor para muitas pessoas. “A perpetuação do cooperativismo depende do envolvimento dos jovens, que tem a tarefa de continuar o legado de sucesso iniciado por seus antecessores, por isso, é preciso investir na disseminação desta doutrina para que todos estejam cientes da importância deste papel”, disse.
Seja no campo ou na cidade, o cooperativismo avança, proporcionando a seus cooperados não apenas uma fonte de renda, mas a oportunidade de concretizar com um mundo mais justo e humano.