Cotrifred lança marca e portfólio de produtos lácteos
Com a Senger’s Eventos lotada por lideranças, autoridades políticas, empresários, pecuaristas de leite e imprensa, a Cotrifred lançou na noite da última quinta-feira, dia 27 de junho, em Frederico Westphalen, a nova marca da cooperativa, o Laticínios Cotrifred – projeto que deve ser inaugurado ainda em 2019 e que será responsável pelo processamento de 100 mil litros de leite por dia.
A nova indústria de lácteos deve beneficiar mais de 500 pecuaristas, empregar diretamente pelo menos 60 pessoas e receberá o investimento de R$ 11 milhões.
– Na nossa região temos 1.959 produtores de leite e 61% deles são associados à Cotrifred. Hoje temos 1,2 mil associados. Esses números mostram que temos para onde crescer e trazer esses produtores para o nosso projeto. Além disso, na região da nossa abrangência temos uma produção de 247 mil litros de leite por dia, segundo a Emater/RS. O que buscamos é pelo menos 100 mil litros diários para a nossa indústria – explicou o presidente da cooperativa, Elio Pacheco, ao se pronunciar.
Além desses números, Pacheco revelou projeções do ponto de vista de geração de renda e movimentação econômica da nova indústria, fator que é visto como muito positivo para o desenvolvimento regional. Em 2018, segundo o presidente, o valor adicionado gerado pelas movimentações da cooperativa somou R$ 19,1 milhões, sendo que R$ 5,5 milhões são destinados para Frederico Westphalen (onde fica a matriz). Para 2019, a projeção é que se chegue à cifra de R$ 21,5 milhões no total.
– Aos produtores queremos ter uma relação de fidelização junto à cooperativa, ter uma condição de preço diferenciado, primar pela qualidade da matéria-prima e distribuir os resultados. Estamos focados, como cooperativa, em resgatar a pecuária leiteira e contribuir com esta cadeia produtiva tão importante – ressaltou o presidente.
Indústria processará quatro tipos de queijo, entre outros produtos
O gerente de produção do Laticínios Cotrifred, Ricardo Piton, apresentou todos os produtos do portfólio da marca, após os sócios da Holy Agência de Publicidade mostrarem a marca da indústria.
– Teremos quatro tipos de queijo, o mussarela, o prato, colonial e a ricota. Também teremos a nata e o soro resfriado a granel. Os queijos serão nosso carro-chefe levando em conta uma demanda de mercado. Hoje 95% das pessoas consome queijos, então é um mercado amplo que vale a pena ter atenção da nossa marca – observou Piton.
Ele explicou ainda que a planta da indústria terá inspeção federal, o que permitirá que, no futuro, a cooperativa possa exportar produtos para fora do solo brasileiro. A indústria também contará com um posto de recebimento e resfriamento autorizado a receber 50 mil litros de leite por dia.
Convênio permitirá que valor adicionado seja dividido entre municípios
Outro momento marcante da noite foi a assinatura do convênio entre a instituição e as prefeituras dos oito municípios de abrangência. Com isso, fica oficialmente acordado que o valor adicionado gerado pelo empreendimento será dividido proporcionalmente entre cada município que integra a abrangência da Cotrifred.
– É o nosso papel promover o desenvolvimento regional e este gesto vai ao encontro disso – comentou o presidente, Elio Pacheco.
Por essa atitude, lideranças elogiaram a postura da cooperativa. “É um gesto nobre por toda a nossa região”, disse o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, que representou os demais no ato ao se pronunciar.
Hoje a cooperativa atua em seis atividades, tem sete supermercados, nove lojas agropecuárias, um abatedouro e seis pontos de recebimento de grãos.