Cotrifred realiza o I Seminário da Bovinocultura de Leite

Produtividade, rentabilidade e qualidade na produção leiteira foram os temas que nortearam o I Seminário da Bovinocultura de Leite da Cotrifred, que aconteceu no dia 29 de maio, na sede a Afucoper em Frederico Westphalen. O evento contou com a participação de mais de 150 produtores, alunos e profissionais ligados a atividade leiteira na região. Os produtores de leite receberam um bônus para a compra de semente de milho destinado a silagem.

Durante todo o dia cinco palestras levaram conhecimento técnico e prático para os presentes. O presidente da Cotrifred Sr. Elio Pacheco fez a abertura do seminário destacando a importância de levar conhecimento aos produtores de leite, atividade que tem grande relevância econômica e social para região do Médio Alto Uruguai.

A primeira palestra foi sobre Produção de Silagem: Alta qualidade X Alto Rendimento, com o médico veterinário e consultor da Monsanto para o estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Valmir da Cunha Vieira, que falou sobre a importância da produção de uma silagem de qualidade para a produção de leite, durante a explanação Vieira, destacou, sempre aliando teoria e prática,  o cuidado com o ponto certo de colheita, buscando evitar a colheita de milho  muito úmido e da importância da silagem estar bem compactada para permanecer com a qualidade durante o período de uso.

A segunda palestra foi com a supervisora de Qualidade do Leite da CCGL, Roberta Passinato, que apresentou o tema Qualidade do Leite: Caminhos para chegar a excelência. Roberta destacou todos os caminhos percorridos pelo leite até chegar a indústria e a necessidade da matéria –prima de qualidade (leite) para o produto final ser de alto padrão.

 

 

Nutrição Animal: Alimentação adequada para rebanho produtivo foi o tema da terceira palestra, ministrada pelo médico veterinário, Rafael Burin, que é supervisor técnico-comercial da DSM Produtos Nutricionais. Burin buscou em sua explanação falar sobre a importância de uma alimentação adequada e equilibrada, para a manutenção da saúde animal e consequentemente maximização da produção leiteira. O médico veterinário enfatizou a qualidade das rações e concentrados da Cotrifred que são produzidos a partir dos minerais da Tortuga.

A adubação das pastagens foi destaque na quarta palestra do seminário, apresentado pelo Supervisor de Vendas da Timac Agro, Eder Eli, que explanou sobre a importância da adubação adequada para produção de pastagens de alta qualidade resultando em um rebanho mais produtivo, com o custo de produção menor e com alta qualidade da matéria prima.

 

 

Para finalizar o seminário o médico veterinário da Cotrifred, Thiago C. S. Cantarelli, apresentou o Impacto da Brucelose e Tuberculose na cadeia produtiva do leite na região do Médio Alto Uruguai, a base da apresentação foi um estudo da Universidade Regional Integrada URI Câmpus de Frederico Westphalen, que realizou uma pesquisa a campo sobre a incidência e prevalência destas zoonoses na região, foram testados 387 animais de 20 propriedades, selecionadas aleatoriamente, da região da CODEMAU, sendo que todos tiveram resultado negativo para Brucelose e Tuberculose. Também em sua apresentação, Cantarelli, falou sobre as novas regras da IN SEAPA 002/2014 que torna obrigatória os testes para tuberculose e brucelose, e a apresentação de resultados negativos dos testes para movimentação de machos e fêmeas bovinas destinadas a reprodução, exceto quando comercializadas para o abate imediato, também é obrigatório os testes no caso de trânsito interestadual e na participação em feiras, leilões e outras aglomerações de animais

 

No final do seminário os participantes receberam mudas de árvores, adquiridas juntos à Creluz, com o objetivo de ressaltar o papel sócio ambiental da Cotrifred com seus associados e com o meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrifred