Cotrifred traz a Frederico Westphalen caminhão de Expedição Agricultura para a Vida
Na quarta-feira, 17 de julho e quinta-feira, 18 de julho, a Cotrifred recebeu no estacionamento da Agropecuária em Frederico Westphalen em parceria com a Corteva Agriscience o caminhão Expedição Agricultura para a Vida. A ação fez parte da Semana de Descontão da cooperativa, uma segunda oportunidade para o associado e produtor adquirir insumos para a lavoura de milho, soja, fumo, trigo, com vantagens para pagamento.
O caminhão, que roda pelo Brasil e Paraguai, traz palestras de pesquisadores sobre boas práticas agrícolas como manejo de plantas daninhas, manejo integrado de pragas, tecnologia da aplicação, segurança do trabalhador e manejo de doenças.
Conforme o Gerente de Compras da Cotrifred, Joni Duarte, são necessários dois anos para conseguir agendar a presença da expedição, em virtude da sua relevância. Foram quatro turmas de 23 pessoas nestes dois dias, atendendo um público de produtores, associados, técnicos e vendedores da área. A duração dos treinamentos foram, em média de três horas e meia. As capacitações foram realizadas pelo Engenheiro Agrônomo, Doutor, Pesquisador, Professor da Universidade de Passo Fundo, Mauro Antônio Rizzardi que explicou sobre as plantas daninhas, como identificá-las, seus diferentes estágios e desafios enfrentados nas lavouras.
O segundo palestrante da roda de conversa foi o Engenheiro Agrônomo, Doutor em Agronomia com ênfase em Avaliação de Potencial de Deriva e Mistura em Tanque, pela FCA - Unesp, Botucatu/SP, Alisson Augusto Barbieri Mota, que trouxe informações relacionadas a tecnologias de aplicação, pontas de pulverização a fim de, orientar os associados e produtores sobre a aplicação correta de defensivos agrícolas.
E para finalizar as palestras a Tecnóloga em Produção de Grãos, Doutora em Fitossanidade e Pós-doutoranda – Agrimip Simone Silva Vieira, relatou sobre o manejo de pragas e melhores práticas contra as doenças. Foram dois dias de muito conhecimento sobre vários assuntos relacionados a área agrícola.
O caminhão
O caminhão tem 7 metros de comprimento e 3,5 de largura, com baú adaptado e dividido em ambientes visualmente atrativos. Cada tema lecionado conta com apresentações teóricas e práticas interativas, que são realizadas nesses ambientes e por meio de uma tela touch de 75 polegadas, onde os participantes testam seu conhecimento de forma lúdica. Um herbário e um sementário complementam o aprendizado do pilar de manejo de plantas daninhas, facilitando a identificação das invasoras. O projeto educativo itinerante visitará 20 cidades brasileiras e três do Paraguai em 2019.