Criadores do RS começam a receber milho subsidiado pela Conab
Os criadores do Rio Grande do Sul comemoram o abastecimento de milho nos galpões que o governo mantém no estado. Eles aguardavam há meses pelo grão subsidiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
O produto chega ao município de Estrela, na região central do estado, por vagões e transportado por carretas. Em apenas sete dias, a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) recebeu mais milho do que nos últimos três meses. A entrega começou a ser normalizada na semana passada com o grão de Mato Grosso e Goiás.
Depois de esperar três meses, o criador Sérgio Arend, Forquetinha retirou 40 sacas de milho, principal ingrediente da ração que alimenta as vacas leiteiras da propriedade.
Ao comprar nos armazéns credenciados pelo governo federal, a saca de milho sai por R$ 21 para o produtor, com redução de quase 45% em relação ao preço de mercado.
O produtor Décio Paulo Wilgen consome 30 toneladas de grãos por mês na granja com 17 mil galinhas poedeiras em Cruzeiro do Sul. Se não fosse o milho distribuído da CONAB ele já tinha desistido da atividade que desenvolve há 50 anos. A produção é de quase dez mil ovos por dia. Ele espera que não falte milho subsidiado.
Além de atender aos criadores da região Sul, o milho subsidiado pela CONAB está disponível para as regiões Norte e Nordeste. De acordo com a companhia, 286 mil toneladas já foram embarcadas para os galpões do governo nessas regiões.