Desafio Colher Mais TIMAC Agro premia associados da Cotrifred
Na busca por altas produtividades nas áreas de soja, a Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred) contou com mais uma iniciativa nesta safra 2017/2018, a fim de brindar os associados com tecnologias diferenciadas em suas lavouras, em parceria com a TIMAC Agro. O Desafio Colher Mais TIMAC Agro serviu como ferramenta para incentivar os produtores a apostarem em mais tecnologia nas lavouras. A entrega da premiação foi realizada no dia 23 de maio, na Aracy Eventos.
O presidente, Elio Pacheco, e o vice, Dari Luis Albarello, além da equipe técnica e associados, prestigiaram o encontro. Também acompanharam a premiação o diretor-geral da TIMAC Agro, Rodrigo Zettermann, o gerente regional de vendas, Adriano Filippin, além dos responsáveis por desenvolver o trabalho da TIMAC na região, o supervisor regional de vendas, Éder Elli, e sua equipe, os assistentes técnico-comerciais Leandro Paludo e José Faccin.
O desafio teve como missão elevar os níveis de produtividade da soja, mediante o acompanhamento e uso de tecnologias que propiciem maximizar ou minimizar a expressão dos fatores determinantes da produtividade, segundo a equipe técnica da TIMAC.
Foram inscritas 18 áreas no desafio. Os resultados foram: no padrão convencional a produtividade foi de 57,94 sacas por hectare; e no padrão TIMAC esse dado passou para 63,27 sc/ha, com aferição em aproximadamente 10 hectares. Isso representa uma produtividade de 5,33 sc/ha superior. Os produtores participantes investiram 2,31 sc/ha a mais por utilizar TIMAC em suas lavouras, ou seja, obtiveram um lucro de 3,02 sc/ha.
Já sob tutela do concurso, com aferição em no mínimo um hectare, a produtividade média foi de 75,79 sc/ha. A área campeã produziu 102,6 sc/ha, do produtor Alexandre Balestrin, de Taquaruçu do Sul, que foi assistido pelo por Ivan Stanga, do Departamento Técnico da Cotrifred.
– Aceitei o desafio porque nosso objetivo é cada vez produzir mais e termos maior lucratividade – exclamou o vencedor, Alexandre Balestrin.
O supervisor regional de vendas da TIMAC Agro, Éder Elli, ressalta que um dos pontos altos do projeto foi justamente a utilização de tecnologias adequadas e o acompanhamento diferenciado feito pelas equipes nas lavouras, que deu mais segurança ao produtor, que por sua vez acreditou e aceitou ser desafiado para produzir mais.
– Sabemos que temos ainda grandes desafios em elevar as nossas produtividades e continuaremos fazendo isso com muita dedicação na próxima safra. Buscaremos disponibilizar essa oportunidade a muitos de nossos clientes – afirma.
Para o engenheiro-agrônomo Carlos Ramiro Joaquim, da Cotrifred, essa é uma oportunidade para reafirmar aos associados a força dos parceiros da cooperativa, como a TIMAC Agro, que é reconhecida pela diversidade e competitividade dos produtos. “Foi possível ver que usando o portfólio de produtos para nutrição das plantas, além de um manejo adequado do solo, é possível ter resultados significativos sem extrapolar o custo de produção”, ressaltou.
A TIMAC Agro é uma empresa francesa, fundada em 1959, por Daniel Roullier. Com presença comercial em 102 países, são 89 unidades industriais no total. Há 20 anos no Brasil e parceira da Cotrifred há mais de seis anos.