Direção da Cotrifred discute suinocultura em Pinheirinho do Vale

A forte crise que castiga o setor suinícola motivou reunião entre produtores de Pinheirinho do Vale e a direção da Cotrifred. Representantes do setor se reuniram na câmara de vereadores, ontem (19/07), com o presidente da cooperativa, Elio Pacheco, e o secretário executivo, Dari Albarello, para expor o momento complicado que estão enfrentando e discutir alternativas para melhorar esta realidade.

Em dificuldades desde o início do ano, os suinocultores estão hoje pagando para produzir. Em praticamente todas as regiões produtoras do País, os custos de produção são maiores do que o preço recebido pelo suíno.

Os dirigentes da Cotrifred estão atentos ao momento vivido pelo setor e adotando todas as medidas possíveis para minimizar as perdas de seus associados. Conforme o presidente Elio Pacheco, a suinocultura é o setor que apresenta o maior nível de problemas. “Vários fatores contribuíram para agravar a situação dos suinocultores, entre eles, o alto custo de produção, motivado pelo preço elevado do milho e do farelo de soja utilizados na alimentação dos animais, e os embargos às exportações, mas estamos tomando todas as medidas para evitar os impactos negativos”, disse.

O secretário Dari Albarello destaca que a soma de esforços de todos os envolvidos no segmento pode contribuir para uma gradativa recuperação. “As vendas estão melhorando, tanto no mercado interno quanto no externo, mas precisamos de um longo período de preços em alta para recuperação do setor”, manifestou.