Embargo argentino à carne suína brasileira acaba nesta quinta, diz Mendes Ribeiro
Segundo o ministro da Agricultura, informação foi confirmada pelo governo do país vizinho
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, disse nesta quarta, dia 18, que as restrições impostas pela Argentina às importações de carne suína brasileira, por meio da suspensão da licença automática, serão retiradas a partir desta quinta, dia 19. Ele afirmou que recebeu a informação do ministro da Agricultura da Argentina, Norberto Yauhar, durante reunião, na terça, dia 17, do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Mendes Ribeiro contou que alertou o dirigente argentino sobre a possibilidade de o Brasil adotar medidas semelhantes em relação aos produtos importados da Argentina, caso as restrições são sejam retiradas, em entrevista ao final do lançamento da Plataforma de Gestão Agropecuária (GTA), na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.
No dia 16 de março, Mendes Ribeiro esteve em Buenos Aires para tratar do assunto com o ministro argentino Norberto Yauhar. Na ocasião, Ribeiro anunciou que ambos haviam acertado uma cota de exportação da carne suína brasileira à Argentina de três mil toneladas mensais a partir de abril. O acordo, entretanto, ainda não foi efetivado e as exportações brasileiras da proteína para a Argentina continuam em trajetória de queda.