Estado formaliza ingresso em sistema de inspeção de produtos de origem animal

Assinatura deverá ocorrer durante a abertura da Expointer, com a presença do ministro da Agricultura

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, anunciou hoje a adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A assinatura da adesão irá ocorrer na abertura oficial da Expointer, no início de setembro, com a presença do ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

Para poder aderir ao programa, o Estado sofreu uma nova auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada de segunda até esta quarta-feira, em um matadouro de aves localizado no município de Presidente Lucena. Os auditores avaliaram procedimentos administrativos, cadastro de estabelecimentos, cronograma de análises laboratoriais e lotação de pessoal, entre outros itens.

A partir da adesão, o Estado poderá indicar os estabelecimentos registrados na  Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa) para integrar o Sisbi-POA e, dessa forma, os locais poderão realizar o comércio de produtos de origem animal com outros Estados, com o selo Sisbi. Em uma segunda etapa, será feita a auditoria para estabelecimento de leite e derivados, mel, ovos e pescados.

Conforme Mainardi, a adesão ao Sisbi/Suasa vai estimular os municípios a aderirem ao sistema, ampliando a possibilidade de comercialização de seus produtos.

— Vamos trabalhar com os municípios a partir da aprovação de um projeto na Assembleia que vai regular toda a relação entre os serviços de inspeção municipal e estadual para garantir qualidade e sanidade aos produtos gaúchos — afirmou.

O Sisbi-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Fonte: ZERO HORA