Estiagem no RS ameaça safra e preocupa produtores
A falta de chuvas está ameaçando a produção de milho do Rio Grande do Sul. O mês de dezembro começou com seco depois de um novembro com volume de chuva entre 33% e 85% abaixo do normal, segnundo uma notícia do Valor Econômico.
Segundo explicou o gerente técnico da Emater-RS, Dulphe Pinheiro Machado Neto,em função do La Niña as projeções dos meteorologistas são de que as chuvas abaixo da média continuem neste mês.
Por conta dessas condições de clima desfavorável, os produtores gaúchos já esperam uma redução na produção do estado. A previsão inicial da produtividade é de 4.593 quilos por hectare, já com queda de 12,7% em relação a safra anterior. A colheita é projetada em 5,3 milhões de toneladas, com baixa de 8,2% em relação ao ciclo passado.
Aproximadamente 80% da área de milho - estimada em 1,2 milhão de hectares - já estão plantados e mais de 30% encontram-se nas fases de florescimento e enchimento de grãos, períodos em que a necessidade de água é ainda maior.
As estiagens no Rio Grande do Sul são bastante recorrentes. A mais forte dos últimos anos foi na safra 2004/2005, quando o rendimento registrado foi de apenas 1.537 quilos por hectare.