Eventos marcam uma semana histórica para a Cotrifred

Eventos marcam uma semana histórica para a Cotrifred Eventos marcam uma semana histórica para a Cotrifred

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, a Cotrifred movimentou a cidade de Frederico Westphalen e região. Com quatro eventos intensos e muita colaboração, a cooperativa realizou com êxito a tão esperada inauguração do Laticínios Cotrifred, em conjunto com a abertura da primeira Feira em Campo – Agronegócio em Foco. Durante estes dias, também houve a realização do já consagrado Cotrifred Rosa – Mulheres que cooperam, contemplando a participação de 450 mulheres produtoras e o encerramento anual do projeto Meu Tambo, Meu Futuro; desenvolvido com 120 famílias produtoras de leite da região de abrangência da cooperativa.

Após um ano de remodelações e muito crescimento, foi inaugurado o Laticínios Cotrifred. Com quatro mil metros quadrados de área construída, a indústria vai contar com os mais modernos equipamentos para a produção inicial de cinco produtos – queijo muçarela, queijo prato, queijo colonial, ricota e nata. O investimento de quase R$ 17 milhões para erguer a indústria também vislumbra grandes posições em relação às vendas. Com inspeção federal, o laticínio está autorizado a vender não só para o Brasil, como também para o exterior.

Com capacidade de processamento diária de 100 mil litros de leite por dia e empregando diretamente cerca de 60 funcionários nesta primeira fase. “O laticínio foi estruturado em uma planta com capacidade de expansão. Chegando aqui, o leite passará por processos que vão desde a rampa de lavagem para o caminhão, balança para pesagem, plataforma de recebimento e só então o produto vai para a área de produção”, explica o responsável pelo setor, Ricardo Piton.

Na indústria, ainda serão comercializados a granel, o soro do leite e o leite refrigerado. O mix de produtos que a fábrica tem condições de produzir pode chegar até 20 itens. “Esse empreendimento traz uma mudança significativa para a região, porque nos últimos anos, tivemos muitos produtores que deixaram a atividade. Com a entrada da indústria na região, queremos resgatar o que estamos perdendo”, destaca. Conforme dados repassados pela Emater, há 1.956 produtores de leite nos municípios de abrangência da cooperativa. Dentre esses produtores, 1.200 são associados da Cotrifred. “Nosso potencial é grande para tornarmos uma das maiores indústrias da região”, complementou Elio Pacheco, Presidente da Cotrifred.

Já a Feira em Campo – Agronegócio em Foco, realizada de 12 a 14 de dezembro, no quilômetro quatro da RS-150, em Frederico Westphalen. Foi instalada em uma área de 4,6 hectares, onde a cooperativa investiu cerca de R$ 250 mil reais. Com aproximadamente 90 expositores, os estandes foram totalmente focados ao agronegócio, incluindo os ramos de fertilizantes e defensivos agrícolas, medicamentos veterinários, máquinas agrícolas, veículos automotivos, cooperativas de crédito, pequenos animais, comercialização de botinas e chapéus, além de agroindústrias familiares. Aconteceram ainda, os Seminários Regionais da Soja e do Leite, com pesquisadores e palestrantes renomados que debateram sobre importantes questões do agronegócio. Empresas locais, autoridades, acadêmicos da área, produtores de grãos e de leite prestigiaram o evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrifred