Expoagro incentiva diversificação de culturas no Rio Grande do SulFeira começou nesta quarta, dia 20, no Vale do Rio Pardo
Considerada a maior feira da América Latina voltada à agricultura familiar, a Expoagro 2012 é voltada para a diversificação de culturas. A 12ª edição do evento começou nesta quarta, dia 20, em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, com a presença de autoridades, como o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho.
O evento reúne histórias de pequenos proprietários, como a família Jost, que abandonaram a monocultura. Hoje, os antigos fumicultores participam da mostra para divulgar os novos produtos: uma linha de pães e bolos.
Apenas depois de consecutivas perdas nos seis hectares de sua propriedade, Ruckart Jost decidiu largar a exclusividade de fumo, carro-chefe da produção por décadas. A antiga estufa foi transformada em uma agroindústria, que fabrica bolachas, cucas, pães e bolos e emprega toda a família. A produção mensal é de aproximadamente quatro mil unidades.
– Dá trabalho, mas vale a pena – conta.
Desde que a unidade foi criada, há quase dois anos, a família consegue ter na ponta do lápis a receita e a despesa, diferente do que ocorria na época do fumo.