Exportações gaúchas de carne suína têm queda de 13% no primeiro trimestre

No primeiro trimestre do ano, as exportações gaúchas de carne suína seguem apresentando baixa, a exemplo do que vinha ocorrendo nos últimos meses de 2011

O volume exportado no primeiro trimestre de 2012 registrou queda de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. No ano passado, foram somadas 38.064 mil toneladas de carne exportada. Já em 2012, no mesmo período, o número caiu para 33.121 mil toneladas.

O faturamento no Rio Grande do Sul registrado em 2012, nos meses de janeiro, fevereiro e março, foi de R$ 148.316 milhões e, em 2011, de R$ 180.817 milhões, apresentando queda de 18%.

O valor médio do preço por quilo vendido para outros países foi de US$ 2,849 no ano passado e, este ano, é de US$ 2,529, com diferença negativa de 11,26%.

A receita das exportações em US$, em 2011, foi de US$ 108,4 milhões e, em 2012, de US$ 83,7 milhões, registrando queda de 22,78%.

No primeiro trimestre a participação da exportação da carne suína no Estado foi de 27,09% em relação ao total exportado no Brasil. Em 2011, o registro foi de 31,49% da exportação brasileira.

O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Luís Folador, frisa que os números refletem diretamente no suinocultor, que também sofreu com quedas nos lucros, nos últimos três meses. "Os números criam uma situação bastante delicada e apreensiva quanto ao futuro", ressalta.

Sobre a ACSURS

A suinocultura tem sido um importante segmento econômico do Estado, sendo uma alternativa para o pequeno e médio produtor rural. Através do uso de inseminação artificial, a Acsurs disponibiliza ao produtor sêmen de reprodutores suínos de alto padrão genético, trazendo melhoria na sua produção, com melhor produtividade e, com isto, mais ganho. Além disso, a atuação da entidade se destaca por ser a porta-voz dos produtores, principalmente nos momentos difíceis.

A entidade também busca criar oportunidades para que os suinocultores gaúchos alcancem um maior desenvolvimento econômico, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável do segmento rural, de modo a propiciar-lhes aumento da capacidade produtiva, geração de empregos e a melhoria da renda.

Atualmente, a Acsurs possui um total de 6.400 associados, diretos e indiretos. Com 19 núcleos localizados no interior do Rio Grande do Sul, nas principais regiões produtoras, a entidade mantém ligação direta com os suinocultores, sempre atenta às suas reivindicações e promovendo o setor e, principalmente, o que ele oferece de melhor para a sociedade: a saborosa e nutritiva carne suína, a proteína animal mais consumida no globo terrestre.

Fonte: Assessoria de Comunicação Acsurs