Expositores de várias cidades gaúchas integram a Feira Sabor Gaúcho – Susaf/RS
Inicia nesta quinta-feira, 12, em ritmo de Copa do Mundo, a Feira da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho – Susaf/RS. O evento se estende até o dia 29, no armazém B1 do Cais Mauá, no centro de Porto Alegre, sempre a partir das 10h. Criadora do evento, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) pretende atrair os turistas e a população em geral para conhecer os produtos da agricultura familiar do Rio Grande do Sul. Duas televisões serão instaladas para que o público também possa torcer durante os jogos.
De acordo com o diretor do Departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento (DACA/SDR), Ricardo Fritsch, a expectativa é de que, em média, 2 mil pessoas visitam por dia a feira. “Temos esse número como expectativa por se tratar de um evento que somará muito para as agroindústrias familiares, que poderão divulgar o seu trabalho tanto para o consumidor direto como para o comércio em geral, além de ser uma oportunidade única para o turista que vem de fora”, destaca.
Aproximadamente 120 empreendimentos familiares, inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) do Governo do Estado, comercializarão seus produtos durante a Feira. Os espaços de comercialização serão de 2x3m cada, em 45 estandes internos, que serão utilizados de forma rotativa.
“Nossas agroindústrias familiares poderão mostrar ao mundo o potencial da agricultura familiar específica do Rio Grande do Sul”, avalia Fritsch. Produtos como vinhos, queijos, sucos, artesanato, frutas secas, pães, bolachas e outros artigos farão parte dos estandes. Todos os alimentos terão o selo Sabor Gaúcho.
Dois tradutores auxiliarão os turistas presentes na feira, sendo um de língua inglesa e outro de língua alemã. A Trensurb, em acordo firmado com o Governo do Estado, estará auxiliando na divulgação com a colocação de cartazes nos 22 pontos de acesso de usuários da linha, e mais um na estação Aeromóvel do Aeroporto Salgado Filho.
Paradouro Gaúcho e Quiosque Sustentável
Em parceria com a Feira Sabor Gaúcho, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) organizará, no mesmo pavilhão, o “Paradouro Gaúcho”, para a comercialização de empreendimentos vinculados ao grupo. Uma loja de roupas e outra de artesanato rural, além de um “Chimarródromo”, preencherão o espaço.
Na mesma linha, o Quiosque Brasil Orgânico e Sustentável será promovido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), em parceria com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), e estará aberto junto à feira. O quiosque será instalado na área externa do Cais, no formato de container, e neste espaço estarão presentes seis cooperativas representantes da agricultura familiar de várias regiões do Brasil e dos seis biomas brasileiros.