Formalizada rota turística entre os dois países

A 1ª Conferência Binacional do Cooperativismo e Turismo, realizada na tarde do último sábado, 28 de abril, no pavilhão de eventos da Expofred 2012, registrou um importante marco para o turismo do Brasil e da Argentina. Na data foi oficializada a Rota das Águas e Pedras (Brasil) e das Múlstiples Emociones (Argentina). Autoridades dos dois países prestigiaram o encontro, que teve foco também no cooperativismo. Um dos palestrantes convidados, que representou o Sistema Fecomércio Ocergs/Sescoop-RS, presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, fez um parâmetro do atual cenário cooperativista brasileiro, gaúcho e regional, descrevendo em detalhes através de dados históricos fases de crescimento e de declínio do setor nos recentes anos. Citou que no Rio Grande do Sul há 1.093 cooperativas, com 1.999.766 associados, com 48.755 empregados, representando 10,11% do Produto Interno Bruto (PIM) do Estado. No Brasil há 6.652 cooperativas, com 10.009.105 cooperados. Lembrou que estas entidades precisam ser eficientes, competitivas e altamente profissionais, pois os associados têm expectativa de bons serviços, preços justos, eficiência, crescimento, assistência técnica segura e adequada, informações para conhecimento e tomada de decisões, credibilidade organizacional e apoio para seus produtos serem competitivos. A área de saúde e de crédito foram dois setores que cresceram dentro do sistema cooperativista. Em 2011, sete hospitais foram construídos, com um investimento de R$ 111 milhões. As cooperativas de crédito ocupam o quinto lugar no ranking das 100 maiores empresas do RS.

 

Battisti também enumerou várias possibilidades de parcerias para a realização de movimentos conjuntos que contemplem economicamente o setor nos dois países. “2012 é o ano internacional do cooperativismo, é o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) com o papel que as cooperativas desempenham economicamente no mundo”, explicou o palestrante.  É fácil compreender o que levou a ONU a trabalhar com o tema  “Cooperativas constroem um mundo melhor”, já que os números provam um significativo desenvolvimento econômico nas regiões de países que possuem uma ligação fundamental com o setor.

Os representantes da Argentina também fizeram uma ampla apresentação do cooperativismo no país vizinho e garantiram apoio nas iniciativas que devem surgir a partir deste primeiro encontro.

 

Fonte: Jornal O Alto uruguai