Frente fria chega ao Rio Grande do Sul provocando vendavais, e chuvas fortes continuam atingindo Goiás e Mato Grosso nesta quarta

Precipitações atingem a região Nordeste, mas os acumulados devem ser baixos e isolados

 

SUL

 

Nesta quarta, dia 11, a chegada de uma frente fria causa chuva generalizada e vendavais sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul. Apesar da presença de um sistema mais organizado, o acumulado de chuva será baixo. No centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, prosseguem as chuvas mais isoladas associadas com o calor da tarde. Há potencial para acumulados mais elevados apenas no Planalto e litoral norte de Santa Catarina, litoral do Paraná e no norte do Paraná. Independentemente da condição do tempo, o calor predomina em boa parte da região Sul nesta quarta. Nas primeiras horas da manhã, há expectativa de ventos fortes e constantes do quadrante norte ao longo de toda a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. As rajadas passam facilmente dos 70km/h, podendo gerar transtornos.

 

SUDESTE

 

Nesta quarta, dia 11, ainda chove em todo o Sudeste e há potencial para chuvas fortes entre o Triângulo Mineiro (MG) e o Estado de São Paulo, com acumulado médio em torno dos 20 milímetros (mm). Entretanto, este acumulado será menor que o observado nos dias anteriores. Mesmo assim, a grande quantidade de nuvens ao longo de todo o dia deixa a temperatura máxima baixa em grande parte da região Sudeste.

 

CENTRO-OESTE

 

Nesta quarta, dia 11, as chuvas fortes e constantes prosseguem, atingindo boa parte de Goiás e de Mato Grosso, além do norte de Mato Grosso do Sul. O acumulado promete ser elevado sobre o norte de Mato Grosso, excedendo os 60mm. Em Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul, espera-se acumulado em torno dos 40mm. A invernada prossegue sobre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, espera-se um dia típico de verão, com sol, calor e pancadas de chuva de fim de tarde.

 

NORDESTE

 

A chuva atinge todos os Estados do Nordeste nesta quarta, dia 11, mas o acumulado será baixo e a precipitação, isolada. Apenas na costa do Maranhão e da Bahia, a tendência é de chuva mais intensa, com acumulado médio entre 20mm e 30mm. O calor predomina em boa parte da região, com máxima de mais de 35°C nos Estados do norte. Apenas no Planalto da Conquista, a temperatura máxima fica mais baixa.

 

NORTE

 

Nesta quarta, dia 11, a chuva prossegue sobre toda a região Norte, sendo mais intensa sobre o centro e sul do Pará. O excesso de nuvens deixa a temperatura máxima mais baixa no sul do Pará, mas o calor predomina na maior parte da região.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 

SUL

 

Nessa quinta, dia 12, a frente fria traz chuva generalizada ao Paraná, Santa Catarina e boa parte do Rio Grande do Sul, com exceção do extremo sul do Estado. Há risco de chuva com elevado acumulado sobre parte do norte do Paraná e leste de Santa Catarina, porém na maior parte das localidades, o acumulado será bem mais baixo. Fica o alerta para os vendavais, que prometem ser generalizados por conta da passagem desta frente fria. Não faz tanto calor como nos dias anteriores, mas mesmo assim, a sensação ainda será de abafamento em boa parte da região.

 

SUDESTE

 

A partir da quinta, dia 12, os temporais dão uma trégua ao Sudeste. Há previsão de uma manhã com sol entre nuvens, temperatura máxima mais elevada que nos dias anteriores e pancadas de chuva no fim do dia sobre partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O acumulado de chuva promete ser bem mais baixo que nos dias anteriores em todo o Sudeste.

 

CENTRO-OESTE

 

Nessa quinta, dia 12, a novidade fica por conta do enfraquecimento da chuva sobre Goiás e Distrito Federal. Retorna uma condição mais próxima do verão, com sol entre nuvens pela manhã, elevação da temperatura máxima e chuva com baixo acumulado no fim do dia. Apenas no extremo sudoeste de Goiás, ainda chove forte. Em Mato Grosso e no norte e oeste de Mato Grosso do Sul, prosseguem as chuvas constantes intensas, com potencial para transtornos. Em Cuiabá (MT), o acumulado médio de chuva pode exceder os 85mm, correspondendo a 40% da média de janeiro. A temperatura despenca em Mato Grosso do Sul, indicando ocorrência de invernada em todo o Estado. Em Mato Grosso, nada muda e o tempo fechado deixa a temperatura máxima mais baixa.

 

NORDESTE

 

Nessa quinta, dia 12, novamente a chuva atinge todos os Estados da região Nordeste, porém a precipitação será isolada e com baixo acumulado. Apenas na costa do Maranhão, a chuva será intensa, com acumulado médio entre 20mm e 40mm. O calor predomina em boa parte do Nordeste, com máxima de mais de 35°C no norte da região. Apenas no sudoeste da Bahia, o excesso de nuvens deixa a temperatura máxima mais baixa.

 

NORTE

 

Nessa quinta, dia 12, a chuva atinge boa parte da região Norte, porém o acumulado diminui em relação aos dias anteriores. Por conseqüência, a temperatura máxima volta a subir em todos os Estados, passando dos 35°C no nordeste do Pará.

Fonte: Somar