Governo do Estado regulamenta lei que proíbe uso de sacolas plásticas
Supermercados e casas do comércio trerão 180 dias para se adequar as novas regras
O governador Tarso Genro deverá assinar na próxima segunda-feira(2) o decreto que regulamenta a Lei 13.272/09, que disciplina o uso de sacolas plásticas nos supermercados gaúchos. A ideia é oferecer ao consumidor um material mais resistente, visando evitar a sobreposição de sacolas no transporte dos volumes mais pesados e reduzir o impacto ambiental.
Conforme o texto, fica proibido o uso de embalagens que estejam fora das especificações estabelecidas pela Norma 14.937 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A espessura mínima é de 0,027 milímetros. A capacidade de carga deve estar especificada em cada sacola. As empresas têm um prazo de 180 dias para se adaptar.
A nova lei, porém, é válida somente para supermercados e casas de comércio com mais de quatro caixas registradoras. O descumprimento poderá resultar em sanções administrativas e multas. A regulamentação foi discutida por um grupo de trabalho formado em abril pela Casa Civil, Fepam e secretarias do Meio Ambiente e do Desenvolvimento. No mesmo dia em que a lei será regulamentada, o Ministério Público irá lançar uma campanha para incentivar o uso correto das sacolas.
|
|