Instabilidades se mantém pelo menos até o sábado, trazendo chuvas de média a forte intensidade

SUDESTE

Na quinta, dia 12, as áreas de instabilidade associadas a uma frente fria no Paraná deixam o tempo instável em quase todo o Estado de São Paulo. As pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e podem ser com até forte intensidade no fim da tarde. Tempo firme no norte paulista e nas demais áreas do Sudeste. As temperaturas continuam elevadas, com sensação de calor no oeste paulista, norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas.

Na sexta, dia 13, o tempo continua firme no norte do Estado de São Paulo e nas outras áreas do Sudeste. Nas demais áreas paulistas, uma frente fria que está no Sul do país ajuda a organizar áreas de instabilidades que provocam pancadas de chuva, principalmente a partir da tarde. Os maiores acumulados acontecem na faixa leste e no sul do Estado. As temperaturas ficam elevadas, mantendo a sensação de calor, especialmente na faixa oeste da região.

No sábado, dia 14, uma frente fria já chega ao sul de São Paulo e organiza linhas de instabilidade, provocando chuvas por todo o Estado. De tarde ocorrem pancadas isoladas em Minas Gerais e no Espírito Santo; já no Rio de Janeiro, as pancadas também vêm à tarde, mas são mais generalizadas. Faz bastante calor à tarde no norte de São Paulo, no triângulo mineiro e norte de Minas Gerais.

SUL

Na quinta, as áreas de instabilidade perdem força no sul do Rio Grande do Sul. O sol predomina entre nuvens na maior parte do dia e não chove. Nas demais áreas da região, o tempo permanece instável, inclusive com grandes acumulados na faixa oeste do Rio Grande do Sul. As temperaturas pela manhã sobem um pouco na Campanha gaúcha e na parte da tarde faz calor em todos os Estados.

Na sexta, uma frente fria continua sobre o Sul do País, mas o tempo fica firme na região da Campanha gaúcha. Nas outras áreas da Região o tempo se mantém instável, com pancadas de chuva que podem acontecer a qualquer hora do dia. Os maiores acumulados são esperados para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. As temperaturas do amanhecer diminuem um pouco no interior do Estado gaúcho, mas na parte da tarde faz calor em quase todo o Sul. Apenas nas áreas serranas é que a máxima fica abaixo dos 30°C.

No sábado, a atuação da frente fria deixa o tempo chuvoso no Paraná e em Santa Catarina e são esperados grandes acumulados sobre o sul e leste do Paraná e sobre o oeste de Santa Catarina. A chuva volumosa pode causar transtornos tais como deslizamentos de terra e alagamentos de rios e córregos. Já no Rio Grande do Sul, tempo fica firme e ensolarado, com temperaturas elevadas à tarde, exceto nas áreas de serra, onde as máximas ficam abaixo dos 30°C.

CENTRO-OESTE

Na quinta, ainda tem áreas de instabilidade atuando pelo Centro-Oeste e as pancadas de chuva acontecem ao longo do dia em quase toda a região. Os menores volumes acontecem no sul de Mato Grosso. O tempo fica firme em Goiás e no leste de Mato Grosso. A sensação de calor continua em toda região, mas principalmente em Mato Grosso do Sul.

Na sexta, um corredor de umidade deixa o tempo instável em Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso. O tempo fica abafado e ocorrem fortes pancadas de chuva à tarde, especialmente no Estado sul-matogrossense. No restante da região, faz Sol e calor, sem previsão de chuvas.

No sábado, tempo fica ainda mais seco no Centro-Oeste e a estiagem atinge também o oeste de Mato Grosso. Tempo instável somente em Mato Grosso do Sul, onde fica abafado e chove preferencialmente à tarde.

NORDESTE

Na quinta, pancadas isoladas e com baixos acumulados atingem o litoral de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Piauí e do Maranhão. Nas demais áreas tempo firme e ensolarado. A exemplo dos dias anteriores as temperaturas ficam elevadas a partir da tarde.

Na sexta, as pancadas de chuva ficam concentradas mais nas áreas litorâneas do Piauí, no Maranhão e no interior do Ceará. Nas outras áreas da Região, tem poucas nuvens e sem previsão de chuva. Faz calor ao longo do dia, principalmente no interior da região.

No sábado, as chuvas avançam mais pela região e chove em todo o Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e grande parte da Paraíba. Graças às chuvas, o calor dos últimos dias se abranda, mas a sensação ainda é de abafamento. Nas demais áreas, o tempo segue seco, com temperaturas elevadas à tarde.

NORTE

Na quinta, o tempo fica firme no sul do Tocantins, norte do Pará e sul do Amapá. Nas demais áreas da região Norte com o calor e alta umidade proveniente da Amazônia, pancadas de chuva voltam a acontecer, preferencialmente a partir da tarde. Os maiores volumes são esperados sobre Rondônia. As temperaturas voltam a subir em toda a região.

Na sexta, a umidade se espalha por todo o Norte deixando o tempo instável com chuva a qualquer hora em toda a região. No norte do Pará, leste de Roraima, sul do Amapá e em Tocantins as pancadas são isoladas e com baixos acumulados. Nas demais áreas da região as pancadas são mais intensas, principalmente no oeste do Amazonas e do Acre. Sensação de abafamento em toda a região.

No sábado, o tempo segue com condições para pancadas de chuva em praticamente toda a região, principalmente à tarde. Somente em Roraima e no norte do Pará o tempo fica mais seco e não chove. Temperaturas altas e abafadas em toda a região.

Fonte: http://www.canalrural.com.br/noticias/tempo/sudeste-tem-nova-frente-fria-54978