Investimento de peso

Investimento de peso Investimento de peso

Com expectativa de gerar cerca de R$ 12 milhões de valor adicionado quando receber os 100 mil litros de leite por dia, previstos para a primeira fase, o Laticínios Cotrifred deverá melhorar não só a arrecadação dos oito municípios onde a cooperativa está inserida, como também qualificar e ampliar a cadeia produtiva do leite.

A previsão é de que a indústria, localizada na linha Manfio, em Frederico Westphalen, inicie sua operação no final de outubro. Com quatro mil metros quadrados de área construída, vai gerar, em um primeiro momento, 30 empregos diretos. Com 100% da capacidade inicial atingida, o número vai dobrar.

A área de produção, que vai contar com os mais modernos equipamentos para a produção inicial de cinco produtos – queijo mussarela, queijo prato, queijo colonial, ricota e nata –, está quase concluída, atendendo os mais rigorosos critérios do Ministério da Agricultura. O investimento de quase R$ 15 milhões para erguer a indústria também vislumbra grandes posições em relação às vendas. Com inspeção federal, o laticínio está autorizado a vender não só para o Brasil interior como também para o exterior. Um dos focos é o mercado chinês.

– O laticínio foi estruturado em uma planta com capacidade de expansão. Chegando aqui, o leite passará por processos que vão desde a rampa de lavagem para o caminhão, balança para pesagem, plataforma de recebimento e só então o produto vai para a área de produção –, explica o responsável pelo setor, Ricardo Piton. Na indústria, ainda serão comercializados a granel, o soro do leite e o leite refrigerado. Podem chegar até 20 itens, o mix de produtos que a fábrica tem condições de produzir.

 

Qualificação da atividade

 

O projeto, iniciado em 2016 e colocado em prática com a construção em 2018, também foi pensado para atender ao associado. A região é considerada como produtora de alta qualidade quanto ao leite, e tem potencial para crescer ainda mais. “Estamos trabalhando a assistência técnica, para melhorar a qualidade do produto e a sua rentabilidade. Porque com o leite de melhor qualidade, conseguimos aumentar o nosso mix de produtos, a rentabilidade da atividade e o preço pago ao produtor”, acrescenta o Gerente de Produção do Laticínios Cotrifred Ricardo Piton.

O Presidente da cooperativa, Elio Pacheco destaca a importância da indústria para incentivar os produtores a permanecerem na atividade. “Esse empreendimento traz uma mudança significativa para a região, porque nos últimos anos, tivemos muitos produtores que deixaram a atividade. Com a entrada da indústria na região, queremos resgatar o que estamos perdendo”, avalia.

Fonte: Jornal Folha do Noroeste
Imagens