Milhares de pessoas passaram pela Feira e receberam atendimentos básicos, como verificação da pressão, teste de glicose, entre outros exames.

Encerrou na última quinta feira (02/04) a Feira da Saúde em Taquaruçu do Sul, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde e Emater/RS-Ascar. O evento, organizado no trevo de acesso ao município, iniciou no dia 31 de março, paralelo a tradicional Feira do Peixe de Taquaruçu do Sul. Milhares de pessoas passaram pela Feira e receberam atendimentos básicos, como verificação da pressão, teste de glicose, entre outros exames. 

 

No espaço da Feira da Saúde os visitantes receberam dicas para uma vida mais saudável, cuidados com a saúde e cuidados na higiene e no preparo dos alimentos. Orientação para prevenção, através da segurança e soberania alimentar e de cuidados com a saúde, foram passados pela extensionista da área social da Emater/RS-Ascar, Marlene Zanatta Bridi, pela enfermeira de Taquaruçu do Sul, Gisele Gambin, e pela agente de saúde, Andrea Lazaroto.

Além da Feira da Saúde, agricultoras artesãs do município expuseram dezenas de produtos. Ao todo, 12 agricultoras comercializaram artesanato para cozinha, de decoração, entre outros.

 

Feira do Peixe

 

A tradicional feira do município iniciou em 2005 e é uma promoção Prefeitura, Emater/RS-Ascar, CTG Porteira Aberta, Associação dos Produtores de Leite (Aproltasul), Clube Esportivo Botafogo e Rádio Taquaruçu FM. A feira busca incentivar a piscicultura no município, despertando o interesse dos agricultores para mais uma atividade de geração de renda, além de fornecer carne de peixe de boa qualidade à população nas vésperas da Semana Santa.

 

Segundo os organizadores é notável o crescimento da feira a cada ano, com a significativa comercialização de peixe vivo, de artesanato, produtos da agricultura familiar, bem como dos pratos à base de peixe. "A atividade da piscicultura iniciou com a feira e a cada ano incentiva produtores a investir e se aperfeiçoar na atividade. Nós desenvolvemos capacitações e orientamos os agricultores. Aqui em Taquaruçu, algumas agroindústrias de pescado já estão em processo de legalização", comentou o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Mateus Cargnin.

 

Até agora, foram mais de oito toneladas de peixe vivo comercializadas e mais 2,5 toneladas de filés, entre venda e a praça de alimentação. De acordo com o técnico em agropecuária da Secretaria da Agricultura do município, a expectativa é que até o final do dia a venda de peixe vivo alcance de dez a 12 toneladas e de filés quatro toneladas. Os consumidores encontraram para venda as espécies de carpas capim, húngara, prateada, cabeça grande, piava, pacu, traíra, jundiá e filés de tilápia.

 

Ontem (01/04) aconteceu a primeira Expo Jovem Araucária, exposição de gado jovem das raças Jersey e Holandês, com animais vindos de todo o Estado. 

 

 

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto

[email protected]

(55) 3744-2835

Fonte: http://www.emater.tche.br/site/noticias/detalhe-noticia.php?id=21184#.VSO-LvnF9cQ