Ministério avalia possibilidade de viagem à Rússia para negociar fim do embargo à carne, afirma Mendes
Ministro da Agricultura destacou que missão russa que veio ao país passou por apenas oito frigoríficos
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, disse nesta terça, dia 13, que o Ministério avalia a possibilidade de uma viagem até a Rússia para tratar do embargo à carne bovina e suína brasileira. O ministro destacou que a missão russa que veio até o Brasil para analisar o tema passou apenas por oito frigoríficos de cinco Estados.
O ministro participou do painel "Encontro com" na Federasul, em Porto Alegre (RS). No evento, Mendes também fez um balanço dos 90 dias à frente do ministério e da tramitação do Código Florestal no Congresso.
– Não é um Código perfeito, mas é o Código que podemos construir – afirmou.
Questionado sobre se a votação sai este ano na Câmara, Mendes disse que independente da data em que for aprovada, a mudança no Código é essencial para garantir que o produtor tenha segurança.
– Quem comandará o mundo será quem produzir alimentos. Dependemos de quem produz – pontuou.
Sobre os efeitos do clima, o ministério informou que já disponibilizou R$ 148 milhões em seguros agrícolas para deter as consequências de uma possível estiagem no Estado. Mendes destacou ainda que é preciso encontrar alternativas para enfrentar as questões climáticas.
– A questão [do combate aos efeitos da estiagem] ficou presa em cima das grandes barragens – destacou Mendes.