Ministério da Agricultura atualiza regras para qualidade do leite
Novo texto deve ser publicado no Diário Oficial da União desta sexta, dia 30
O Ministério da Agricultura revisou a Instrução Normativa 51 de 2002, que contém normas de produção e qualidade do leite. De acordo com comunicado da assessoria do ministério, um novo texto deverá ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, dia 30.
A principal nova regra já começa a valer em 1º de janeiro de 2012, quando os produtores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão novos limites para Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS). Atualmente, esses índices podem alcançar 750 mil/ml. Agora, a tolerância será de até 600 mil/ml. Já no Norte e Nordeste do país a mesma exigência valerá a partir de janeiro de 2013.
De acordo com o Ministério, os padrões estão em processo de adoção gradativa desde 2002, assumindo caráter compulsório em 2005. A IN nº 51/2002 previa uma redução do limite de Contagem Bacteriana Total (CBT) de 750 mil Unidades Formadoras de Colônias de Bactérias por mililitro, para 100 mil/ml, estabelecido para julho de 2011 e já prorrogado para janeiro de 2012. Na mesma data, a Contagem de Células Somáticas (CCS) passaria de 750 mil/ml para 400 mil/ml. A edição da norma passa a escalonar os prazos e limites para a redução de CBT e CCS até o ano de 2016. Além disso, esta instrução suprime os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade dos leites tipos "B" e "C".
Esta normativa também incrementa o texto original no sentido de aprimorar o controle sanitário do rebanho (referente ao controle de brucelose e tuberculose). Normatiza, ainda, itens não esclarecidos no texto original, como a obrigatoriedade da realização de análise para pesquisa de resíduos de inibidores e antibióticos no leite e outras lacunas observadas nestes nove anos de execução da legislação.