Missão técnica embarca para a Rússia no final do mês para resolver embargo à carne suína
Governo deflagra nesta semana a etapa de vistorias nos frigoríficos com o objetivo de atender às exigências daquele país, diz Rossi
Uma missão técnica do Ministério da Agricultura embarca para a Rússia depois do dia 20 deste mês. O grupo brasileiro só aguarda o aval de Moscou para seguir viagem.
Na última segunda, dia 6, o Brasil finalmente recebeu o relatório russo sobre as avaliações a respeito da estrutura física e da inspeção nos 85 frigoríficos brasileiros ameaçados de embargo a partir desta quarta, dia 15.
A Secretaria de Defesa Agropecuária já respondeu ao questionamento e atualmente faz a tradução para o russo para que o documento seja encaminhado nesta terça, dia 14.
No texto, o governo brasileiro questiona algumas exigências do órgão sanitário russo, como a necessidade de instalação de pedilúvios na entrada dos frigoríficos.
O ministério afirma que o setor utiliza lavadores automáticos, ferramenta mais moderna e eficaz do que o pedilúvios para evitar contaminações.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, é preciso esperar que a equipe técnica de Moscou avalie o questionário e só depois a missão embarcará. Jardim acredita que na sexta seja possível definir a data.
Wagner Rossi, ministro da Agricultura, informou que o governo deflagra nesta semana a etapa de vistorias nos frigoríficos com o objetivo de atender às exigências daquele país.