Morgan garante qualidade de silagem através de concurso

Morgan garante qualidade de silagem através de concurso Morgan garante qualidade de silagem através de concurso

Uma inciativa inédita na região envolveu uma parceria entre a Morgan e Cotrifred. Trata-se do 1º Concurso Mais Silagem – temporada 2019/2020. Trinta e sete pecuaristas se inscreveram, em toda a área de atuação da Cotrifred.

O trabalho foi balizado com alguns critérios técnicos e valorizou quem tem parceria com a cooperativa e que investe em produtos da marca. Nove parâmetros foram analisados, entre eles o índice de fibra em detergente neutro (FDN), que indica a quantidade de fibra presente na silagem; de amido, de NDT e de volume de massa verde.

Ver os resultados confirmados por um laboratório de confiança permite que o produtor tenha muito mais precisão no manejo desse alimento para o gado. Isso significa mais facilidade na rotina de alimentação do plantel e, o mais importante, garantia de resultados mais competitivos na produtividade leiteira.

– O mais importante para nós é entender qual é índice de nutrientes digestíveis totais, porque isso mostra efetivamente qual a capacidade dessa silagem se transformar em leite – afirma o pecuarista Vanderlei Zonta, de Frederico Westphalen/RS, que é um dos vencedores.

Na propriedade de Zonta, se chegou a uma produtividade de 45 mil litros por hectare, considerando o alimento fornecido para o gado de leite – um número classificado como positivo em um cenário adverso do ponto de vista climático como o vivenciado nesta safra 2019/2020. A média Brasil é em torno de 27 mil litros por hectare. Lá o produtor cultivou o híbrido MG 652, em que alcançou uma produtividade de 77.100 quilos de massa verde por hectare.

Outro vencedor do concurso é Dênis Caratti, de Palmitinho/RS, cuja propriedade somou mais de 38 mil litros de leite por hectare de produtividade no período avaliado e 70.307 quilos de massa verde por hectare.

– Quanto melhor é a silagem, maior é a produção, ainda mais em uma época de entressafra como esta, que vem depois de uma estiagem rigorosa – analisa Caratti, feliz com o resultado do híbrido Morgan 20A78 que cultivou.

Fonte: Novo Rural
Imagens