Mosca do Chifre causa prejuízos à bovinocultura
A mosca do chifre é um parasita que se alimenta de sangue, principalmente de sangue bovino. As picadas destas moscas são dolorosas e incessantes provocando irritação do gado, deixando-os agitados e estressados. Os maiores prejuízos causados pelo rebanho são a perda de peso, queda na produção de leite e a perdas no couro do animal infestado, pois o grande número de picadas acarretam uma reação local da pele podendo torna-la grossa e inflexivel, diminuindo sua qualidade.
A denominação "mosca-do-chifre" se relaciona a determinados fatores de infestação que levam as moscas a se localizarem na base do chifre, pois nesta região, mais precisamente na base do núcleo do chifre, existe uma irrigação sangüínea muito acentuada, alimentando o crescimento do tecido córneo.
O controle da "mosca-do-chifre" pode ser feito através de produtos químicos utilizados na forma de pulverização, ou então com brincos mosquicidas em uma das orelhas do animal. Cabe salientar a importância do maior número de vizinhos realizando a mesma medida, evitando com isso a fuga da mosca de uma propriedade que realiza o controle, para a propriedade vizinha.
As orientações necessárias e os produtos utilizados para o controle deste parasita podem ser encontrados nas agropecuárias da Cotrifred nos oito municípios da área de atuação da Cooperativa.