Mulheres no agro: a relevância da participação feminina no setor
A Semana de Negócios da Cotrifred foi o principal destaque da cooperativa para a Expofred 2025. Um dos bate-papos que integraram a programação do estande da cooperativa na feira destacou a relevância do papel das mulheres no agro.
Foram convidadas a médica-veterinária Aline Gomes, que integra o Departamento Técnico da Cotrifred – Divisão Pecuária, e a engenheira-agrônoma Priscila Baraldi Volpi, que é gerente adjunta da Emater/RS-Ascar em Frederico Westphalen.
Ambas as profissionais compartilharam suas histórias ligadas ao setor, bem como os desafios das profissões. Elas ressaltaram a importância de as mulheres buscarem a realização dos objetivos e metas independentemente de gênero.
– Ainda trabalhamos em um ambiente predominantemente masculino, por isso é preciso buscar confiança para a atuar, trabalhar com seriedade e transparência com o produtor – destacou a veterinária Aline Gomes.
Para a engenheira-agrônoma Priscila Baraldi Volpi, da Emater/RS, ainda existem muitos desafios para as produtoras, em especial para a geração de renda e para viabilizar a sucessão familiar no campo.
– Esses são desafios que são muito grandes e percebemos que recaem muito para as mulheres auxiliarem nessa gestão desses momentos. Elas são muito impactadas nesses processos e com certeza precisam contar com o apoio da família, das entidades e cooperativas para isso – disse.