Na região Rio da Várzea estão 10% dos projetos apresentados à secretaria

A área irrigada em culturas de sequeiro (soja, milho, fumo, feijão, hortícolas e pastagens) no Estado alcançou 276,5 mil hectares,  informou o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Aureo Mesquita, durante a assinatura de contratos de subvenção do Mais Água, Mais Renda, que ocorreu nas atividades do “Dia de Campo”, em Boa Vista das Missões, nesta segunda-feira (11).  De acordo com Áureo, as adesões ao programa na região de Palmeira das Missões correspondem a 10% dos projetos apresentados.

Com uma política de incentivo à irrigação, a área com uso da tecnologia cresceu 160% nos últimos três anos. ao final do primeiro semestre de 2014, o Rio Grande do Sul alcançou a marca de 171,5 mil novos hectares irrigados. O número supera toda história da irrigação em culturas de sequeiro no Estado, que até 2010 somava 105 mil hectares.

O avanço, segundo Aureo Mesquita, também é resultado do programa Mais Água, Mais Renda, que possibilita mais agilidade no licenciamento ambiental e incentivo financeiro para a implantação ou ampliação do uso de sistemas de irrigação. Com o Programa, que foi instituído pela Lei 14.244/2013  e serve de modelo para o restante do País, o agricultor pode contar com o instrumento de subvenção de irrigação, onde o Governo Estadual reembolsa parte do investimento privado aos produtores, com índices de 12% a 30%.

A utilização de sistemas de irrigação associados a outras técnicas de cultivo, como a rotação de culturas, pode significar bons resultados para os produtores, garantindo renda durante o ano todo. Em alguns casos, os ganhos em produtividade aumentam em mais de 60%.

“Historicamente, o Rio Grande do Sul apresenta um cenário onde, a cada dez safras, sete sofrem interferências climáticas como estiagem. Dessa forma, podemos afirmar que a irrigação é o melhor seguro agrícola para o produtor. É uma ação preventiva que é recompensada com o aumento da produção e por consequência de renda ao final da colheita”, salientou Aureo Mesquita.
Fonte: Texto: Ricardo Lopes/Secom/RS