O Cooperativismo mundial em números
O Jornal O Interior, publicado pelo Sescoop/RS publicou no mês de junho/2011 alguns números do cooperativismo mundial com vistas a sensibilização sobre a importância das cooperativas para o mundo:
- No Brasil, 7,6 milhões de pessoas são membros de 7.600 cooperativas. As cooperativas agropecuárias são responsáveis por 37,2% da produção agrícola nacional. Os produtos exportados somam um total de US$ 3,6 bilhões. As cooperativas de saúde beneficiam 17,7 milhões de pessoas.
- a proporção de associados em relação à população total de cada país varia: vai de uma a cada duas pessoas em locais como Finlândia e Singapura; uma em cada três no Canadá, Nova Zelândia, Honduras e Noruega; uma em cada quatro nos Estados Unidos, Malásia e Alemanha.
- Em termos de porcentagem no PIB dos países atribuído às cooperativas, a proporção é maior no Quênia, com 45% e na Nova Zelândia, com 22%.
- Cooperativas são responsáveis por 80 a 99% da produção de leite em países como Noruega, Nova Zelândia e Estados Unidos.
- Cooperativas são responsáveis por 71% da produção de pesca na Coréia do Sul; 40% da agricultura no Brasil; 25% das poupanças na Bolívia; 24% do setor de saúde na Colômbia; e 55% do varejo em Singapura, 36% na Dinamarca e 14% na Hungria.
- As Cooperativas de Crédito atendem um número estimado de 857 milhões de pessoas no mundo ou 13% da população.
- As cooperativas somam 1 bilhão de membros em mais de 90 países e são responsáveis por mais de 100 milhões de empregos no mundo.