O salão da etnia italiana recebeu mais de 130 pessoas que puderam degustar os vinhos concorrentes e desfrutar de um jantar com pratos tipicamente italianos.
A noite da última sexta-feira (12/08) foi marcada pela variedade de vinhos que disputaram o 1º Concurso de Vinhos de Frederico Westphalen. O salão da etnia italiana recebeu mais de 130 pessoas que puderam degustar os vinhos concorrentes e desfrutar de um jantar com pratos tipicamente italianos. A Emater/RS-Ascar e a Secretaria Municipal da Agricultura foram promotoras do evento.
Ao todo, 17 produtores estavam envolvidos no concurso, que contou com nove opções na categoria branco e 18 na categoria tinto. Além da análise em laboratório, os vinhos foram avaliados por cinco pessoas, entre elas, um enólogo, um extensionista da Emater/RS-Ascar, um doutor em alimentos e dois apreciadores de vinho.
Durante a avaliação, o agricultor Nivaldo, apresentou algumas informações sobre a produção e fabricação de um bom vinho. Para produzie vinho de qualidade devemos levar em consideração alguns cuidados com a uva ainda no parreiral, cuidando desde o manejo do pomar até a uva chegar no estabelecimento, onde será feita a vinificação, esclareceu Potrick, lembrando que o estabelecimento e os equipamentos que serão utilizados na fabricação do vinho, esmagadeira, caixas de transporte da uva, tanques e recipientes, devem ser higienizados em todas as etapas da produção.
O prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, salientou o trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar com as famílias do meio rural, incentivando e inovando para que as atividade produtivas do município desenvolvam a cada dia. "Com essas possibilidades buscamos a qualidade dos nossos produtos, para que seja criada uma identidade dos produtores locais e que estes sejam reconhecidos em toda a região", declarou Felin. O gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Leonir Bonavigo, também prestigiou o evento.
Para a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Vera Isabel Cancian, a intenção desse concurso é mostrar as potencialidades que a agricultura local tem, através do favorecimento do microclima que, aliada a qualidade das viníferas, gera boas condições para o plantio, com uma colheita de safra antecipada, permitindo maiores oportunidades para a comercialização. Hoje, o município conta com aproximadamente 40 hectares destinados a produção de uva, tanto para o consumo quanto para a venda. "Este evento serve para mostrar a população a qualidade dos vinhos da nossa agricultura e é uma forma de valorização do produtor local", exclamou Vera.
A disputa encerrou com o primeiro lugar, na categoria tinto, do agricultor Moacir Rossato, seguido de João Debastiani e Adair Somavilla. Na categoria branco, a premiação foi para o vinho do agricultor Nelson Ferigollo. Em segundo e terceiro lugar ficou Albino Basso e Helio Garcia da Rosa.