Os conselhos Deliberativos da Emater/RS (CTA) e da Ascar (Conad) aprovaram, nesta tarde (22/01), a indicação dos nomes para a nova Diretoria da Emater/RS-Ascar para o período de 2014 a 2018.

Os conselhos Deliberativos da Emater/RS (CTA) e da Ascar (Conad) aprovaram, nesta tarde (22/01), a indicação dos nomes para a nova Diretoria da Emater/RS-Ascar para o período de 2014 a 2018. Após a reunião, os novos gestores - Clair Tomé Kuhn (presidente), Lino Moura (diretor técnico) e Silvana Dalmás (diretora administrativa) - tomaram posse de seus cargos, em ato solene realizado no pátio do escritório central da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre. Participaram da solenidade de posse, inúmeras autoridades, como secretários estaduais, deputados, prefeitos, vereadores, representantes de entidades ligadas ao setor e de movimentos sociais do campo.

Em seu discurso de posse, Kuhn falou sobre sua familiaridade com o meio rural, sua trajetória política e experiência como gestor público. Como meta de sua gestão, o novo presidente da Emater/RS quer trabalhar para conquistar de forma definitiva a filantropia; na aplicação de novas tecnologias para o aperfeiçoamento das práticas do uso e manejo do solo e utilização dos recursos hídricos de maneira mais sustentável; no incentivo à diversificação da produção de acordo com o clima, solo e vocação de cada região; e no auxílio do gerenciamento da pequena e média propriedade, com intuito de manter o jovem no campo, garantindo a sucessão rural. Para Kuhn, tudo isso só é possível com o trabalho junto ao “corpo técnico altamente qualificado e entidades parceiras, como prefeituras, cooperativas e movimentos sociais”.

“Quero não apenas gerenciar a entidade de dentro do escritório central, mas ir até o agricultor em sua propriedade para buscar informações, com as reais necessidades e expectativas dele em relação ao nosso trabalho. Saber qual a melhor forma de as ações do Governo do Estado, SDR e Emater chegarem até o campo. Agora, minha vivência pessoal vem a somar ao trabalho da Emater, porque entro com uma visão de quem conhece o dia a dia da propriedade rural, desde a infância, e com a sensibilidade de um parceiro dos serviços da Emater, quando prefeito. A experiência de gestor que trago, alcançando bons resultados administrativos, somada à escolha das pessoas certas nos lugares certos, tornará possível um gerenciamento exitoso”, afirmou.

Para o diretor técnico, Lino Moura, é necessário fazer uma gestão compartilhada com os trabalhadores no sentido de reforçar a ação finalística, as ações de assistência técnica e extensão rural junto aos agricultores familiares, “com foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica do nosso público assistido, bem como ampliar a visibilidade do serviço junto à sociedade urbana”. Para Moura, a Emater/RS-Ascar atua muito além do rural, impactando no desenvolvimento do Estado e na soberania e segurança alimentar urbana.

A diretora administrativa, Silvana Dalmás, assumiu o compromisso de fazer uma gestão transparente, aberta ao diálogo com os sindicatos, parceiros, sociedade e governo, por meio da SDR. “Sempre com uma visão ampla que contemple todas as áreas, da gestão ao atendimento aos assistidos, sem decisões imediatistas, com o firme propósito de dar continuidade a essa Instituição que faz tanto bem ao Rio Grande do Sul. Se estamos aqui para prestar um serviço de Estado, vamos fazer da Extensão Rural uma política pública que seja a propulsora do desenvolvimento e do crescimento do RS”.

Conheça a nova Diretoria

Presidência

Clair Tomé Kuhn, 45 anos, é natural de Espumoso, filho de pequenos produtores rurais. Professor por formação, há 23 anos sua principal atividade é a política, desde que assumiu o primeiro cargo eletivo: vereador do município de Quinze de Novembro, aos 22 anos de idade.

Após concluir sua formação em educação física, ministrou aulas na Escola Estadual Menino Deus e na Associação Escolinha Desportiva de Quinze de Novembro. Ainda jovem, exerceu liderança na comunidade, sendo presidente do grupo de jovens Evangélicos e Católicos de Quinze de Novembro, que apoiava, entre outros projetos, a emancipação do município, concretizada em 1987. Aos 18 anos de idade, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), pelo qual se elegeu vereador por três legislaturas consecutivas. Neste período, de 1993 a 2004, foi presidente da Câmara por duas vezes, e secretário municipal de Administração. Também exerceu o cargo de vice-prefeito e foi, até então, o único prefeito reeleito de Quinze de Novembro. Enquanto prefeito, assumiu por duas vezes a presidência da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA).

Em sua atuação política, Clair Kuhn foi presidente do Diretório Municipal, presidente da Associação de Prefeitos e Vices do PMDB/RS, e duas vezes assumiu a cadeira do PMDB na mesa diretora da Famurs, como 3º e 2º Vice-Presidente. 

Diretoria Administrativa 

Silvana Dalmás, 35 anos, é natural de Serafina Corrêa e filha de agricultores familiares. Formada em Ciências Contábeis, com especialização em Gestão Pública, começou sua atuação profissional no movimento sindical da Fetag, onde também trabalhou como assessora. Foi ainda assessora do deputado Heitor Schuch na Assembleia Legislativa. Foi assessora da Diretoria da Emater/RS-Ascar de janeiro de 2011 até setembro de 2012, quando assumiu a diretoria administrativa da Instituição até fevereiro de 2014.

Diretoria Técnica

Lino Moura, 58 anos, natural de Cachoeira do Sul, é engenheiro agrônomo com mestrado em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Extensionista da Emater/RS-Ascar desde 1978, foi gerente regional em Santa Maria, assistente técnico regional em Porto Alegre, presidente da Associação dos Servidores da Emater/RS-Ascar (ASAE) por dois mandatos, coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público do Brasil (Faser) e Conselheiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

 

Assessoria de Imprensa da Presidência da Emater/RS-Ascar

Jornalista Taline Schneider

[email protected]

(51) 2125-3028

(51) 9660-5182

Fonte: http://www.emater.tche.br/site/noticias/detalhe-noticia.php?id=20692#.VMYW6EfF_QM