País produz cerca de 20 milhões de toneladas de laranja por ano

Um projeto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvido pela pesquisadora Ljubica Tasic, transforma o bagaço da laranja em etanol. Segundo ela, já existem empresas interessadas em colocar em prática o processo de fabricação, porém, a burocracia ainda é um dos entraves à produção comercial.

– O Brasil é número em produção de suco de laranja, cerca de 20 milhões de toneladas são produzidas por ano no país.  Aproximadamente, 50% de bagaço é utilizado para produção de suco e o restante é subutilizado. A pesquisa utiliza uma bactéria que provoca cancro cítrico. A gente tenta usar enzimas dessa bactéria para digerir a biomassa, liberar os sacarídeos e, após isolamento dos micro-organismos do próprio bagaço, realizar a produção do etanol. Conseguimos bons resultados com enzimas baratas e com curtos períodos de fermentação – explica.

A pesquisadora conta que existe uma indústria no Brasil que utiliza o suco da fruta para realizar a produção do etanol, mas ela salienta que com o bagaço o rendimento é muito maior.

– Estamos prontos como uma pesquisa piloto, mas queremos realizar testes na indústria. Para isso, ainda falta a assinatura de alguns contratos, a parte burocrática, além do interesse da própria indústria. Existem empresas interessadas, agora vamos tentar aplicar a ideia – diz.

Fonte: Canal Rural