Parceria com a Cooperativa Central Oeste Catarinense – Aurora – vai ampliar os investimentos na suinocultura regional.
Com a preocupação de agregar renda para os associados da Cooperativa e atendendo a demanda de lideranças regionais, a direção da Cotrifred acaba de firmar importante parceria com a Aurora, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil e referência mundial na tecnologia de processamento de carnes, com 13 cooperativas filiadas, mais de 68 mil associados e mais de 13 mil funcionários.
Para viabilizar o projeto, a Cotrifred assumiu o compromisso de expandir a base produtiva para quatro mil matrizes, devendo chegar a 80 mil animais terminados por ano no auge da produção. Estes números serão atingidos através da busca de 20 novos produtores responsáveis por desenvolver a terminação. Também serão instaladas cinco creches para receber o porquinho com aproximadamente 28 dias de vida e com peso ao redor de oito quilos, onde permanecem até atingir o peso aproximado de 23 quilos para serem encaminhados para a próxima fase da produção.
Os crechários devem ser instalados em Frederico Westphalen para facilitar a logística do processo. As unidades de terminação serão construídas preferencialmente em Vicente Dutra, Caiçara e Iraí, municípios onde a cooperativa ainda não desenvolvia a atividade, podendo ser direcionadas para outros locais caso haja necessidade.
A Cotrifred é responsável pela gestão do projeto, fornecendo toda a assistência técnica e a ração que será utilizada na produção dos leitões, não precisando fazer nenhum outro investimento para a ampliação da suinocultura.
Os produtores que aderirem à parceria precisam cumprir as exigências legais e ambientas para o desempenho da atividade e oferecer toda a infraestrutura. Os suínos produzidos nesta região serão entregues no frigorífico Aurora em Sarandi (RS).
O presidente da Cotrifred, Elio Pacheco, mostra que a criação de suínos continua proporcionando boa estabilidade ao produtor rural, especialmente quando participa de parcerias como esta. Pacheco destaca que a criação de suínos na região pode fazer a diferença na renda familiar de muitos agricultores. “Graças ao cooperativismo, estamos gerando renda ao produtor e riquezas para os municípios da região”, destaca.