Preço do suíno deve subir

Depois da queda nos preços do suíno no mercado interno - reflexo do embargo russo -, o valor pago ao produtor deve começar a reagir na próxima semana. Segundo projeção da Associação dos Criadores de Suíno do Rio Grande do Sul (Acsurs), o quilo vivo deve atingir R$ 2,30.

A melhora, de acordo com o presidente da entidade, Valdecir Folador, é resultado da maior demanda do consumidor brasileiro, que está comprando mais cortes suínos em função de preços mais atrativos em relação aos dos bovinos.

Além disso, reforça Folador, a exportação se manteve, graças a novos clientes. Mesmo diante do impasse com a Rússia, que suspendeu a compra de 85 frigoríficos brasileiros, os embarques cresceram 20% em volume e 18% em receita em junho em comparação com o mês anterior. "O preço despencou, mas agora começou a sair do fundo do poço", pontuou. Levantamento da Emater/RS indica que o valor do quilo vivo caiu de R$ 2,00 para R$ 1,79 nos últimos 30 dias, uma redução de 11%.

Fonte: Correio do Povo