Previsão é de intensos temporais no Rio Grande do Sul a partir de quinta

 

No fim de semana, tempo é seco e nova onda de frio pode gerar recordes de temperatura mínima

 

A previsão é de intensos temporais no Rio Grande do Sul desde cedo até o fim da próxima quinta, dia 11, alerta a Somar Meteorologia. A formação de uma grande área de baixa pressão atmosférica entre o Sul, Argentina e Paraguai faz com que toda a umidade da Amazônia migre para o território gaúcho.

– Além do elevado acumulado de chuva, esperam-se descargas elétricas, rajadas de vento de até 90km/h e eventual queda de granizo – afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Na quarta, dia 10, as condições do tempo começam a mudar no estado gaúcho. Aos poucos, a massa de ar polar, que até então deixava as temperaturas agravéis, afasta-se para o oceano, os ventos voltam a soprar de norte e a umidade da Amazônia começa a avançar novamente na direção do Rio Grande do Sul. A expectativa é do retorno das pancadas de chuva e trovoadas, que atingem a região norte e oeste. Lentamente, a temperatura deve aumentar, com mínima de 1°C a 3°C na próxima madrugada.

A tendência é que na sexta ainda chova forte pela manhã sobre a metade norte do Rio Grande do Sul. Já no fim de semana, retorna o tempo seco e uma onda de frio promete gerar novos recordes de temperatura mínima no domingo.

Fonte: SOMAR