Produtividade média apurada neste mês de maio é de 45 sacas por hectare. Área cultivada no Rio Grande do Sul será 5% maior do que no ano passado

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul, FecoAgro/RS divulgou, na última semana, a estimativa de custo para o trigo safra 2014, no estado do Rio Grande do sul, tendo como  base os preços dos insumos praticados primeira semana de maio deste ano e a produtividade média considerada de 45 sacas por hectare (2.700kg/hectare).

Nesta safra a estimativa é de um aumento de área no Rio Grande do Sul em torno de 5% acima dos 1.030 milhões de hectares cultivados no estado na safra passada, com potencial de produção de um volume superior a 3,2 milhões de toneladas. No Brasil as projeção são de uma área de 2,5 milhões de hectares, crescimento de 15,2% em relação safra anterior com potencial de produção da ordem de 7 milhões de toneladas segundo dados da Conab.

O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, comenta  que a estimativa realizada pela Federação tem o propósito de apurar e avaliar a possibilidade de rentabilidade dos produtores associados ás cooperativas singulares.  “Vis

a servir de base para discussão das políticas públicas, como definição de preços mínimos, mecanismos e instrumentos de apoio à comercialização do trigo”, enfatiza o presidente.

 

 

 

Fonte: Fecoagro/RS