Programa Juntos para Competir encerra trabalho de assistência a grupo de produtores na região do Médio Alto Uruguai
Cotrifred, Sicredi Conexão e Cresol foram as cooperativas que apoiaram esta edição do programa, executado por meio de parceria entre Farsul, Senar e Sebrae
Um grupo de 114 pecuaristas de leite que foram atendidos pelo programa Juntos Para Competir – capitaneado pela Farsul, Senar e Sebrae – e do programa de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários (Pisa) tiveram o encerramento oficial das atividades, com um encontro especial realizado na sede da comunidade católica do Bairro Aparecida, em Frederico Westphalen, na quarta-feira, dia 4 de dezembro. O projeto foi executado durante quatro anos (2020-2024), com visitas bimestrais às famílias, cujo intuito era capacitá-las em melhorias nos mais diversos aspectos ligados à produção, como o manejo de pastagens, manejo sanitário, gestão, sucessão rural e bem-estar geral. Também foram realizados oficinas e seminários, a fim de promover a troca de informação entre os produtores.
Regionalmente o projeto contou com apoio das cooperativas Cotrifred, Sicredi Conexão e Cresol Raíz, tendo também como parceiros o Sindicato Rural de Frederico Westphalen, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a associação que os representa, além de prefeituras municipais.
Neste encontro de encerramento foram demonstrados alguns casos de sucesso do programa, que mostraram aspectos de evolução na melhoria da produtividade por animal, na geração de renda e na eficiência da atividade como um todo. Participaram os produtores Lizamara Bolibio, de Iraí; Fernando Gossler, de Pinheirinho do Vale; Luiz Saulo de Pelegrin, de Frederico Westphalen; Márcio Pavin, de Vicente Dutra; João Pinzon, de Vista Alegre; Lucidio Ceolin, de Caiçara; Jair Wiechorek, de Frederico Westphalen; e Sidinei Alves, de Vista Alegre.
Ficou em evidência que a produção dos municípios de Iraí, Pinheirinho do Vale, Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul, Palmitinho, Caiçara, Vicente Dutra e Vista Alegre tiveram impacto positivo, aumentando a produção nesse período, impactando também na economia local. Alguns dados demonstram uma redução no número de produtores de leite nos oito municípios, se comparado os ciclos de 2019/2020 com 2023/2024. Nas propriedades atendidas esse crescimento foi expressivo, conforme a análise, chegando a 44% a mais, comparando os anos de 2020 com 2024. Já em nível de municípios, houve um incremento geral de produção de 5% na quantidade de litros de leite produzidos.
Representantes do Senar, do Sebrae, das cooperativas, de sindicatos e universidades estiveram presentes. Segundo o médico-veterinário Thiago Cantarelli, que é responsável pelo fomento da indústria de Laticínios Cotrifred, ficou evidente a melhoria da eficiência produtiva das propriedades participantes, que resultou também em uma contribuição para a cadeia leiteira do Médio Alto Uruguai, trazendo aspectos de sustentabilidade da atividade do ponto de vista social, ambiental e econômico.
O presidente da Cotrifred, Elio Luiz Duarte Pacheco, pontuou que esta é uma contribuição importante da cooperativa para a região, no intuito de auxiliar na capacitação dos pecuaristas, impactando na sucessão familiar, que representa o futuro das atividades agropecuárias. “Estamos atentos as todas essas iniciativas que contribuem para a geração de renda dos nossos associados”, completou.
O evento ainda contou com entrega de certificados para os produtores, além de reconhecimento aos apoiadores e parceiros.